sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Caps III realizam bailes de Carnaval para pacientes

 Ao som de músicas carnavalescas, pacientes atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III "Alegria de Viver", no Jardim Europa, e "Arte do Encontro", na Vila Progresso, puderam se divertir em bailes preparados exclusivamente para eles. A quinta-feira (4) foi de confete e serpentina com cores que deram o tom das festas.

A realização do baile foi reivindicação dos próprios pacientes atendidos nos Caps e segundo a coordenadora do Caps "Alegria de Viver", Vanessa Coelho, esta "é uma oportunidade e tanto de promover a sociabilização e interação entre eles, familiares e o pessoal atendido nas Residências Terapêuticas (RTs). Há gente dançando aqui, no meio de todos e que, no dia a dia, prefere o isolamento. É um progresso e tanto", assegura.

Com uma hora de baile, 104 pessoas já tinham participado da festa. A organização de tudo levou 20 dias e coube ao grupo de teatro, composto por 30 integrantes cuidar dos detalhes. "Os pacientes ajudaram na confecção dos adereços", destaca a terapeuta ocupacional Priscila Furlan. Devido ao calor, a festa se estendeu até a piscina, que foi liberada para uso da comunidade assistida.

Refrigerante, salgadinho e cachorro quente serviram para matar a fome dos foliões no final da festa no Caps "Alegria de Viver", por volta das 16h30. "Agora estamos planejando uma festa junina, que será à noite e aberta à população em geral. O dinheiro arrecadado com a vendas vai custear uma viagem dos pacientes ao Museu do Ipiranga e ao Mercadão Municipal, em São Paulo. Todo ano também fazemos uma excursão para o Hopi Hari", conta Vanessa.

Carnaval da Inclusão

No Caps "Arte do Encontro", o baile de Carnaval começou às 17h e se estenderia pela noite, também por solicitação dos pacientes. À tarde na unidade, participaram de uma oficina de confecção de máscaras carnavalescas entre paredes enfeitadas com adereços carnavalescos. Apesar da festa, a expectativa é quanto ao tradicional Carnaval da Inclusão, que ocorrerá nesta sexta-feira (14) no Aquário Cultural, em Votorantim.

O paciente J.C.F. tinha acabado de fazer a sua máscara de Carnaval e já celebrava a festa na cidade vizinha: "Eu também vou no Carnaval em Votorantim. Vou dançar muito". Segundo Graziela Ferraresi de Castro, coordenadora do Caps "Arte do Encontro", essa será a principal atividade de Carnaval da Unidade. "Cerca de 100 pacientes de Residências Terapêuticas ligadas a este Caps participarão da atividade que visa fomentar o uso, por parte dos pacientes, de locais e atividades disponíveis no território."

Do Caps "Alegria de Viver", cerca de 40 pacientes de outras RTs também estarão presentes no Carnaval da Inclusão. "O Ônibus já está certo, o local de saída definido. Tudo pronto para mais um dia de festa", garante Vanessa.

Assessoria de imprensa
Prefeitura de Sorocaba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim