sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Pacientes psiquiátricos participam do “Carnaval da Inclusão”












O carnaval começou mais cedo para quatrocentos pacientes e usuários da Saúde Mental da região. Nesta sexta-feira (5) grupos atendidos em unidades de Votorantim, Sorocaba, Salto de Pirapora, Itu e Piedade participaram do "Carnaval da Inclusão", realizado no salão "Aquário Cultura", ao lado da praça Lecy de Campos, em Votorantim.
Organizado há 13 anos pela Prefeitura Municipal de Votorantim, o evento recebe os pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e das Residências Terapêuticas (RTs). Desta vez, Sorocaba esteve representada na festa por 140 moradores do Serviço de Residência Terapêutica (SRT), além de ex-internos que hoje moram com seus familiares.
Ex interna de hospital psiquiátrico, Guacimara Maria de Oliveira vive atualmente com a família, mas não deixou passar a oportunidade de rever amigos e companheiros: "Estou feliz porque estou aqui com meus amigos, muita gente que foi interno junto comigo e hoje vive em residências terapêuticas, alguns ainda são de hospital. O carnaval é muito gostoso porque tem música animada e é tudo muito colorido", disse entusiasmada.
Segundo o diretor de Cultura de Votorantim, Leôncio Branco, a longevidade da festa se deve ao próprio público-alvo, que cobra a gestão pública a cada proximidade do carnaval. "Quando visitamos os hospitais psiquiátricos e as unidades do Caps são os pacientes que cobram a realização do baile. Eles aguardam por essa data o ano inteiro", garantiu.
Para a coordenadora da unidade do Caps "Arte do Encontro", de Sorocaba, Graziela Ferraresi de Castro, a celebração é de grande importância. Com ela foram noventa 90 assistidos e o resultado é sempre positivo: "Nós entendemos que atividades assim são muito importantes para eles. Uma oportunidade de convívio social, um momento de diversão", disse.
Jéssica Aparecida Lameu, morada de uma RT na zona Oeste de Sorocaba era a prova viva dessa teoria: "Isso aqui é muito bom, sou mais feliz e tenho mais liberdade hoje. Gosto de vir aqui, pular carnaval e ser feliz".

Assessoria de imprensa

Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim