sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Prefeitura realizou Campanha Teste Rápido Pré-Carnaval


Equipe do Atendimento Especializado fez testes de HIV, Sífilis e Hepatite C



A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde reforçou durante a semana passada a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) durante o carnaval. Uma equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) esteve no Terminal João Souto, na segunda, terça e quinta-feira para orientar as pessoas que passaram pelo local e realizou testes rápidos e gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatite C.

De acordo com a Secretaria de Saúde foram realizados 1005 testes no total para as três doenças e diagnosticados cinco casos casos de Hepatite C e sete de Sífilis. A equipe também forneceu material informativo e preservativos masculino e feminino.

Segundo a secretaria da Saúde, a prevenção deve ser adotada permanentemente por todas as pessoas que têm vida sexual ativa como uso do preservativo, e outros cuidados que reduzam os riscos de contaminação pelo HIV e outras doenças como a Sífilis e as Hepatites B e C.

A rede de saúde oferece orientação permanente, porém próximo ao carnaval, fazemos um reforço porque as pessoas saem para se divertir e muitas se descuidam, não usam preservativo e acabam se contaminando. Além de prevenir o HIV e outras DSTs, vale lembrar que a camisinha também evita a gravidez indesejada.

Os testes também podem ser feitos no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica na Rua José Alarcon, 50, Jardim Icatu, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Além do teste de HIV, feito com kit rápido que aponta o resultado em 15 minutos, o SAE também oferece exames de Hepatite B e Hepatite C e Sífilis, que também são Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão preparadas para atender, avaliar risco e realizar os exames, porém esse serviço não conta com os kits para teste rápido. Após consulta, os exames são realizados e a retirada do resultado é agendada. O telefone do SAE para outras informações é o 3343-2740.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim