domingo, 29 de maio de 2016

Cavaleiros desfilam hoje em homenagem à Semana do Tropeiro

Jornal Cruzeiro do Sul
Regina Helena Santos



O gtupo que veio de Itararé chegou ontem a Sorocaba depois de 11 dias de viagem - ERICK PINHEIRO

Para marcar o encerramento da 49ª Semana do Tropeiro, um grupo de cavaleiros realiza um desfile pelas ruas da cidade na manhã de hoje, a partir das 9h. Ontem foi a vez da comitiva da 11ª Tropeada Itararé-Sorocaba chegar à cidade depois de 11 dias de viagem e mais de 400 quilômetros percorridos. O grupo formado por cerca de 40 cavaleiros chegou no sábado em Votorantim e na manhã de ontem saiu cedo ontem com destino ao Largo do Divino, em Sorocaba. Eles chegaram ao local às 10h15 e foram recepcionados pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio e pelo vigário padre João Dias, da paróquia do Divino Espírito Santo -- que fez a leitura de um trecho da bíblia e ungiu os cavaleiros e seus animais com água benta. "Essa é uma comitiva respeitável e respeitadora que resgata a nossa tradição", falou o prefeito. 

O cavaleiro Fernando de Goes, de 63 anos, comemorava mais um ano de tropeada, já que ele participa da viagem há uma década. Junto da mula Palmeira, o morador de São Miguel Arcanjo contou que desta vez a caminhada não foi fácil em razão das chuvas enfrentadas pela tropa quando passaram pelas regiões de Taquarivaí e Capão Bonito. "Essa foi a parte difícil, mas eu gosto muito. Contam, na minha família, que meus antepassados eram tropeiros. Enquanto eu puder, farei essa viagem", falou.

Logo atrás vinha Benedito José Pereira, de 56 anos, montado no burro Castanho. Membro da Associação Tropeira de Pilar do Sul, onde mora, ele preparou por lá uma parada com infraestrutura para receber a tropa vinda de Itararé e, depois, seguiu viagem com o grupo até Sorocaba. "Meu avô era tropeiro e hoje luto para passar essa tradição para meus filhos. A viagem não é fácil, principalmente por causa do frio, mas o companheirismo ajuda a passar por isso."


Itinerário hoje


Para o desfile de hoje, a comitiva se reunirá às 8h, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, de onde sairá às 9h, passando pela avenida Dom Aguirre e rua Padre Madureira, até chegar à avenida São Paulo, por volta das 11h, quando os homens serão novamente abençoados durante a passagem pelo Monumento ao Tropeiro, em frente à Santa Casa de Misericórdia. Na sequência, o grupo seguirá pelas ruas Souza Pereira, Álvaro Soares, Francisco Scarpa, avenida Afonso Vergueiro, ruas Coronel Pedro Dias de Campos e Bento Manoel Ribeiro, avenida General Carneiro, ruas Dr. Luiz Mendes de Almeida e Giácomo Zorzi, estradas Luiz Fernando Andrade Pannunzio e Heitor Cury, com encerramento no Rancho do Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim