quarta-feira, 4 de maio de 2016

Estrada repleta de lixo entre Sorocaba e Votorantim passa por limpeza

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Prefeitura retirou 29 caminhões de entulhos empilhados na beira da via.
Administração pede conscientização da população.

Caminhões retiraram materiais e lixo do local (Foto: Prefeitura de Votorantim/Divulgação)

Um trabalho para retirar entulhos da Estrada do Lageado que era vista como um “lixão” a céu aberto por quem passava entre Sorocaba (SP) e Votorantim (SP) retirou mais de 29 caminhões com lixo e materiais do local. A mobilização começou na sexta-feira (29) e terminou na segunda-feira (2).

De acordo com a Prefeitura de Votorantim, muito lixo é despejado de forma indevida na via e o acúmulo de materiais é preocupante por poder se transformar em um criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A administração ainda pede a conscientização da população para que conserve a área limpa.

Ainda conforme a prefeitura, um mutirão está programado para o município. Durante o trabalho, as equipes realizarão capinação, tapa-buracos, pinturas de guias e sarjetas, trocas e reparos na iluminação pública, limpeza de galerias, sinalização de trânsito, entre outros serviços. Já nesta quarta-feira (4) a equipe atua nos bairros Barra Funda, Fornazari e Vila Irineu.

O caso
No mês passado, o local acumulava lixo e vários objetos com água parada. De acordo com motoristas que passam pela estrada, a região havia se tornado um depósito de lixo. "Passo aqui todos os dias e a gente vê muitos caminhões de empresas jogando lixo nesse lugar. Além de gerar doenças, ainda tem o meio ambiente que está sendo agredido", diz o operador de extrusora Marcos Antônio Batista.

Algumas pessoas afirmam que a limpeza no terreno é feita com frequência, mas os próprios moradores jogam o lixo. Segundo o pecuarista Osvaldo Sanches, dois dias depois está tudo acumulado. "A prefeitura já limpou umas três vezes, mas o povo continua", conta.

Em nota, a prefeitura de Votorantim explicou que a limpeza da Estrada dos Morros é feita de três em três meses e a mais recente foi em dezembro. Questionada sobre a solução, a secretaria revela que estuda instalar vídeo monitoramento para coibir a prática. Para denúncias, entre em contato pelo telefone (15) 3353-8646.




Moradores buscavam água perto dos resíduos (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim