quarta-feira, 4 de maio de 2016

Nossa História Nossa Gente - Lançamento do 3º Livro sobre a História de Votorantim

Cesar Silva lança 3º livro sobre a história de Votorantim


O "Nossa História Nossa Gente" se tornou o maior projeto de valorização da memória local e agora, para marcar seu término, haverá o lançamento do terceiro livro, de autoria do jornalista Cesar Silva, na próxima quinta (12), às sete da noite, no Salão Social da Apevo, na rua Antonio Fernandes, nº 50, no centro.

Nesse evento, que é aberto ao público, haverá a homenagem a 51 personalidades que fazem parte desse terceiro livro e tiveram suas vidas ligadas às origens e formação do município. São histórias que falam do convívio nas vilas operárias, aborda a relação com as fábricas, comércios e igrejas, experiências relatadas sobre a convivência social das famílias, entre outros momentos que marcaram pessoas, lugares e acontecimentos que ajudam a retratar o desenvolvimento de Votorantim.

"É momento de agradecer aos espaços obtidos na Tv e nos jornais para divulgação e a cada um dos 150 entrevistados que garantiu que ficássemos durante três anos e meio com esse trabalho intenso de pesquisa e documentação histórica. O resultado é que se desejava lançar um livro, mas com o grande prestígio da comunidade chegamos ao terceiro volume" destaca Cesar Silva.

O projeto Nossa História Nossa Gente teve início em julho de 2012 quando Cesar Silva deu início a apresentação semanal de um programa na Tv Votorantim. O lançamento do jornal Gazeta de Votorantim em janeiro de 2013 garantiu o espaço de uma página inteira. Junto com o Barbudo da Avenida são as duas colunas que permanecem desde a primeira edição no jornal. Em dezembro de 2014, outro momento de destaque foi quando ocorreu o lançamento dos dois primeiros volumes da coleção de livros. Na oportunidade houve homenagem aos 100 primeiros entrevistados, num evento que fez parte da programação oficial do aniversário da cidade.

O lançamento desse novo livro contendo 210 páginas tem o prefácio do professor Aldo Vannucchi e as histórias com os homenageados ilustradas com 150 fotos antigas de Votorantim. Os livros estarão à venda durante o evento ao preço de 30 reais. Também estarão disponíveis para aquisição os dois volumes anteriores do projeto. O apoio cultural é do Hospital Santo Antonio, Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Godinho Imóveis e Grupo São João de Ônibus.

"Quem ler este livro amanhã terá condições excelentes para ligar o passado com o presente votorantinense e, mais que isso, descortinará horizontes mais largos e fascinantes sobre o futuro dessa honrada população" destaca um dos trechos do prefácio no livro pelo professor Aldo Vannucchi.

Os homenageados do 3º livro

Abílio Alves Correa de Toledo Neto, Adair Alves Filho, Adilson Ferreira Machado (Karafá), Adriano Fontes, Aggeu Mariano da Silva, Amilton dos Santos, Ângelo Rômulo Rêmulo Lava (Mickey), Antonio Fernando Pavia, Antonio Santucci (Ninho), Benedito de Góes Vieira, Clélia Carrara, Clélio Galli, Irmã Deliângela, Irmã Doroti, Durval Cesario da Silva, Edson Correa, Ennio Landulpho, Felipe Benedito Carreño, Irmã Fidência, Gentil Pereira Garcia, Heide Belini, Irmã Hilde Martim, Irmã Iltrudes, Inácio Kriguer, João David da Cruz (João Coveiro), João Nunes, José Carlos Nogueira, José Cordeiro de Campos (Zezinho Enfermeiro), Lauri Tozi, Lázaro Alberto de Almeida (Labrego), Lúcia Xavier de Miranda Brito, Luís Antonio da Silva, Luiz Ricardo Sutil (Diamantino), Marcelina Maria Assunta Griga, Marco Antonio Franco, Margarida de Brito, Maria de Campos (Flor), Maria de Lourdes Cardoso Mota, Maria Filomena Carrara (Mariquinha), Maria José Prezotto Simão (Zezé), Marilene Carrara Mesadri, Nerino Pinho, Olga Gavioli Campioni, Paulo Augusto Rangel, Paulo Betti, Roberto Ruiz, Santino de Jesus Lopes, Sergio Augusto Martins, Shirley Martins Lemes, Solange de Oliveira Pedroso e Wilson Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim