segunda-feira, 2 de maio de 2016

Região de Sorocaba enfrenta falta de doses na primeira etapa de vacinação

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Secretaria de saúde de Votorantim alerta grávidas a procurarem imunização. 
Sorocaba recebeu nesta segunda-feira (2) mais 50 mil unidades.

Faltaram doses em postos de saúde em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

A demanda na primeira etapa da campanha de imunização contra a gripe deixou alguns postos de saúde da região de Sorocaba (SP) sem vacinas. Em Votorantim (SP), quase metade do público alvo já recebeu a dose. Entretanto, poucas grávidas compareceram aos postos de saúde e a situação preocupa os órgãos de saúde.

Sorocaba recebeu mais 50 mil doses nesta segunda-feira (2) e a segunda fase da campanha contra o H1N1 começa no dia 9 de maio.


Quem deixou para se vacinar na manhã de segunda-feira (2), em Votorantim, recebeu as últimas das 600 doses. Porém, algumas pessoas encontraram as prateleiras vazias. “Acabou, não tem mais. Falaram que é para voltar na quarta-feira. Então, eu vou voltar, porque a gente tem que tomar”, diz a dona de casa Aparecida Gonçalves, que não conseguiu se imunizar.

De acordo com a secretária de saúde de Votorantim, Izilda Mares de Moraes, aproximadamente metade do público-alvo foi vacinado. Porém, apenas gestantes compareceram em número menor do que o esperado.

“As mães geralmente têm medo de tomar a vacina. Mas quando ela é indicada pelo próprio Ministério da Saúde – independente do tempo de gestação – é porque ela é segura, não tem contraindicação e já foi comprovado que não tem nenhum problema para o bebê”, explica a chefe setor ao sugerir que as futuras mães se programem.

As gestantes e mulheres, que acabaram de ter filhos, estão nesta primeira etapa de vacinação e no mesmo grupo que os idosos, crianças entre 6 meses e até 5 anos e alguns funcionários de saúde. “A preocupação é comigo, mas é também com o ser que está aqui dentro a ser gerado com saúde, sair daqui com saúde. A Marcela também. Saúde para todos”, conta a professora Éricka Rocha, grávida de 7 meses. Ela aproveitou para levar a filha de 4 anos para tomar a vacina, não conseguiu e vai retornar.

Em Sorocaba (SP), um posto de saúde, na zona oeste da cidade, registrou falta de vacina. A vigilância em saúde do Estado comunicou os municípios de que novas doses chegariam nesta segunda-feira (2). Já em Votorantim, o trabalho para imunização deve ser retomado na quarta-feira (4).

Ainda na região, os moradores de Araçariguama (SP) ficaram sem doses no sábado (30). Ao todo foram 1.500 que chegaram e acabaram no mesmo dia. Em Itu (SP), três unidades de saúde tiveram aumento na procura. Já Piedade (SP) e Porto Feliz (SP) a vacinação ocorreu normalmente.

Na segunda etapa da campanha serão vacinadas pessoas com doenças crônicas, detentos, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas e outros profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim