terça-feira, 23 de agosto de 2016

Exposição marca 50 anos do fim dos bondes em Sorocaba

Diário de Sorocaba

Construída no final do século XIX, a Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV) ganhou nova pequena homenagem a partir desta terça-feira (23), quando se iniciou uma exposição na Biblioteca Infantil Municipal, à rua da Penha, 673, no Centro, comemorando os 50 anos do fim dos bondes em Sorocaba. Com fotos, objetos da época e miniaturas produzidas pelo pesquisador Aparício Tarcitani, a mostra conta um pouco da história da ferrovia que interligava Sorocaba ao então Distrito Industrial de Votorantim, que funcionou por 73 anos, de 1893 até 1966. “A exposição tem como objetivo mostrar a evolução do transporte, além de ser saudosista à época”, comenta Tarcitani.

A Estrada de Ferro, que tinha como objetivo facilitar o escoamento da produção da Fabrica de Tecidos de Votorantim, recebeu concessão em 1890 para ser construída, o que só foi concretizado em 1892. Inaugurada em 1º de janeiro de 1893, a ferrovia interligava a Estação Paula Souza, num ponto próximo da ponte da rua XV de Novembro sobre o rio Sorocaba, até Votorantim, numa distância de 7 quilômetros. Em 1894, a ferrovia ganhou mais 6,43 quilômetros, até Ituparanga/Nova Baltar, e em 1923 o trecho passou a ser eletrificado.

Durante o período em que operou, a EFEV transportou operários das fábricas votorantinenses, além de passageiros comuns e cargas, num trajeto que passava pela Vila Assis, Barcelona, Parada do Alto, Angelo Vial, Votorantim, Votocel, Chisto e a Fábrica de Cimento Santa Helena. Pelo fato de Votorantim não possuir cemitério, um pequeno carro fúnebre, um trolley pequeno, foi também co0mprado e acoplado à composição férrea, para fazer o transporte dos falecidos até a Estação Paula Souza, em Sorocaba, de onde então o caixão era levado a pé até o Cemitério da Saudade.

Em 1966, os bondes pararam de circular e foram gradativamente substituídos pelos ônibus, mantendo assim apenas o transporte de cargas que foi totalmente paralisado só em 2012. “Parou porque deixou de ser proveitoso para o Grupo Votorantim”, explica Aparício Tarcitani. Hoje existem apena os trilhos de Santa Helena a Sorocaba, que estão completamente abandonados.

A última viagem de passageiros no trecho Sorocaba-Votorantim saiu da Estação Paula Souza às 23h05 de 21 de agosto de 1966. “O fotógrafo Antônio Gaviolli, então residente em Votorantim, comprou uma das últimas passagens desta viagem histórica”, conclui Tarcitani.
SERVIÇO – A exposição “Relembrando o Final do Serviço de Bonde da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim” fica aberta à visitação pública até o dia 6 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim