quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Acordo tenta evitar sujeira nas ruas

Jornal Cruzeiro do Sul



Os representantes das coligações que disputam as eleições em Votorantim assinaram um acordo com o Ministério Público (MP) e com a subsede de Votorantim da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Votorantim) para que nos dias que antecedem as eleições do próximo domingo deixem de fazer o "derrame" de panfletos com propagandas eleitorais, conhecidos por santinhos. O termo foi assinado na tarde de ontem, na sede da OAB-Votorantim.

A iniciativa foi do promotor de Justiça Eleitoral, Wellington dos Santos Veloso. Ele expôs que a distribuição dos santinhos na véspera da eleição já é prevista tanto como crime, com pena de detenção e desde o ano passado, também prevê a cobrança de multa. Segundo Wellington Veloso, como ninguém pode alegar que desconhece a legislação, o acordo assinado ontem também tem o caráter de conscientização para os candidatos e para os eleitores.

Durante a reunião, representantes das coligações falaram sobre o fato de eleitores utilizarem os santinhos para conhecer o número do candidato e sobre a dificuldade para se evitar que algum candidato a vereador ou simpatizante distribua os santinhos na véspera. O promotor de Justiça declarou que haverá fiscalização intensa durante a madrugada e alertou que parte dos eleitores utilizam como um dos critérios de exclusão o de não votar em candidato que suja os colégios eleitorais. 

O presidente da OAB-Votorantim, Rodrigo de Melo Kriguer, alertou sobre a ilegalidade dos falsos perfis utilizados nas redes sociais para denegrir a honra dos candidatos de oposição. O promotor Wellington Veloso falou sobre a dificuldade de fazer com que as redes sociais informem os titulares dos perfis falsos. 

A advogada membro da comissão da Criança e do Adolescente da OAB-Votorantim e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Votorantim, Luciane Fernandes Conegero, solicitou que os candidatos assumam a política voltada para as crianças e adolescentes propostas pelo Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Ela informou que a OAB-Votorantim divulgará os nomes dos que fizeram a adesão ao programa pela internet, cujo prazo é até amanhã. (Leandro Nogueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim