sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Dia do Voluntariado - Isabel Telles Marsal

A Câmara Municipal de Votorantim aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei n° 026/16, de autoria do vereador Heber Martins (PDT), no qual institui no Calendário Oficial do Município de Votorantim, o "Dia do Voluntariado", a ser comemorado, anualmente, no dia 28 de agosto, sendo que as empresas, entidades civis e, facultado aos entes públicos poderão realizar atividades com a finalidade de qualificar e estreitar as relações, e, proporcionar eventos, para essa finalidade.

Com a sanção, por parte do prefeito, os Poderes Executivo e Legislativo poderão celebrar acordos e estabelecer parcerias com as entidades organizadas da sociedade que se interessarem na realização de atividades voltadas ao voluntariado. Segundo o vereador, o objetivo é instituir em Votorantim e incluir em seu calendário oficial, esta justa homenagem às pessoas que doam seu tempo para realizar trabalhos sem fins lucrativos, que praticam ações de interesse social e comunitário, ao ajudar quem precisa, sendo solidário.

Segundo o parlamentar, a proposta tem a intenção de fortalecer a cultura e a prática do voluntariado na sociedade, ao promover a participação dos cidadãos na solução de parte dos problemas sociais, estes cidadãos acabarão se sentem úteis e valorizados, já que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa. O trabalho voluntário amplia e fortalece os programas e serviços prestados às comunidades, o que propicia a inclusão social e melhora a qualidade de vida das pessoas.

De acordo com a pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntário e Ibope Inteligência, cerca de 35 milhões de brasileiros com mais de 16 anos faz ou já fez algum trabalho voluntário, ou seja, um em cada quatro brasileiros doam parte do seu tempo livre para a construção de um mundo melhor. No Brasil, o dia 28 de agosto de 1985, foi instituído como o Dia Nacional do Voluntariado (DNV), por meio da Lei Federal n.°  7.352.

Muitas ações sociais são desenvolvidas nessa data, dentre elas; a doação de sangue; a visita a instituições hospitalares, a asilos e creches; campanhas de doação de alimentos, roupas e artigos de higiene pessoal; campanhas de conscientização ambiental, entre outras.

Após ser sancionado o "Dia do Voluntariado" passará a ser denominado "Isabel Telles Marsal" em homenagem póstuma a uma mulher guerreira com forte ritmo assistencial aos mais carentes que teve uma vida sempre pautada em ajudar o próximo, independentemente de quem fosse, e buscar naqueles abastados que de nada careciam a consciência para seu dever em colaborar para minimizar as dificuldades dos outros menos favorecidos.

Infelizmente, aos 70 anos de idade, Dona Isabel veio a falecer no dia 09 de setembro de 2013, e o seu papel nesta vida foi de extrema importância e fundamental para a formação de seus filhos e netos, para a sobrevivência de várias comunidades carentes, conforto e alegria para as almas de muita gente amiga.

Durante a sessão plenária o senhor Fidelcino Marsal, esposo da homenageada esteve presente juntamente com seus filhos Werinton Kermes, Uaires Marsal, Mônica Marsal e Andreia Cristina (sobrinha-filha), também os netos Tainá Marsal, Talles Clayton Marsal e Ana Laura. Na oportunidade, o vereador Heber Martins (PDT) destacou sobre alguns dos projetos que a homenageada desenvolveu com sua filha Mônica, como exemplo, um projeto social no Jardim Nova Esperança, em Sorocaba, com a doação de alimentos e ao implantar a horta comunitária para o abastecimento das famílias carentes; na mesma comunidade, desenvolveu projeto de montagem de um time de futebol uniformizado, com o objetivo de afastar as crianças das ruas e do mundo das drogas.

Participou ativamente em trabalho de doação de enxovais para recém-nascidos de famílias carentes; de movimentos de valorização das mulheres, ao colaborar para organizar e criar o "Movimento Nós Mulheres", de Defesa e Amparo de mulheres vítimas de violência; voluntária ativa na Entidade ProMulher e Casa de Belém, casa abrigo para mulheres vítimas de violência; e casa abrigo de crianças retirada do convívio dos pais, por violência e/ou abandono. Trabalhou na doação de alimentos a entidades de atendimento a dependentes químicos e comunidades carentes.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas nas áreas de assistência social, também passou a apoiar várias atividades culturais com a ida de seu filho, Werinton para a Secretaria de Cultura de Votorantim. Todavia, percebia que também havia muito que fazer pela comunidade carente votorantinense. Passou então, juntamente com a sua filha Mônica, a percorrer a periferia da cidade e identificar os problemas sociais que as famílias carentes possuíam, e intermediava juntamente com as associações assistenciais municipais e particulares, pessoas beneméritas da sociedade e empresários o levantamento dos mais diversos recursos (alimentos, vestuário, material de construção, brinquedos etc.) para distribuição à população carente.

Suas ações tomaram gradualmente visibilidade na comunidade votorantinense e em toda região de Sorocaba, principalmente,  pelos eventos de final de ano, quando, durante quase seis meses, reunia doações para realização da Festa de Natal com mais de 1000 crianças. Durante vinte anos, crianças das comunidades carentes de Votorantim e Sorocaba sabiam que teriam uma Festa de Natal com alimentação (incluindo bolo), brincadeiras e a entrega do presente pelo Papai Noel. Tudo graças à dedicação de Dona Isabel.

 Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim