sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Proac contempla mais dois projetos culturais da região

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama

Circo-teatro Guaraciaba fará apresentações de "Avental todo sujo de ovo" - RAFAEL CÔVRE/DIVULGAÇÃO

O espetáculo Avental todo sujo de ovo, do Circo-Teatro Guaraciaba, de Votorantim, e a 2ª Mostra de Música de Câmara de Sorocaba, realizada pela Ferratini Produções Culturais, foram contemplados em editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria Estadual de Cultura. A relação dos aprovados foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Os dois projetos culturais se juntam a outros quatro da região já aprovados em editais do ProAC em 2017: o grupo de teatro Barracão da Vó, de Sorocaba, e Coletivo Cê, de Votorantim; e os grupos sorocabanos de dança Pró-Posição e Dínamo.

O Circo-Teatro Guaraciaba foi contemplado com R$ 100 mil no edital de Circulação de Espetáculo Teatral. Com isso, o grupo fará 12 apresentações do melodarama Avental todo sujo de ovo em seis cidades paulistas. Alexandre Malhone, ator do grupo, detalha que o objetivo do projeto é levar o espetáculo a cidades onde existe forte representatividade política do movimento LGBT. "É um espetáculo que conta a história de um transexual e fala sobre tolerância, então a ideia é apresentar a peça e, na sequência, promover debate com especialistas convidados", detalha. Dirigido por Dagoberto Feliz, Avental todo sujo de ovo foi montado com recursos obtidos no Prêmio Myriam Muniz da Funarte e estreou em 2015. A previsão do grupo é que o projeto de circulação seja realizado entre março e abril de 2017.

Já a Ferratini Produções Culturais foi contemplada com R$ 90 mil no edital de Festivais de Artes. Com isso, a produtora dará sequência à Mostra de Música de Câmara de Sorocaba que teve sua primeira estreia em 2015. De acordo com o produtor cultural Lucio Martini, a segunda edição contará com 47 concertos -- 15 a mais que a do ano passado -- de grupos de música de Câmara de Sorocaba e região. Martini detalha que além de manter o Concertos do Meio-Dia, na região central da cidade, haverá apresentações matinais no Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas e no Zoológico Quinzinho de Barros. O projeto também prevê concertos noturnos em espaço a ser definido. O início da mostra deve ocorrer em fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim