quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Pacientes oncológicos recebem tratamento dentário de graça

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, oferece tratamento dentário de graça a pacientes oncológicos (acometidos de qualquer tipo de câncer). O projeto, encabeçado pela dentista do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), Renata Condota Borba de Souza, tem como finalidade reduzir a probabilidade de qualquer lesão oral decorrente do tratamento quimioterápico ou radioterápico.

A dentista explicou que as lesões aparecem por causa da baixa imunidade resultante da quimioterapia ou pela exposição à radiação, principalmente se for em cabeça ou pescoço. Essas lesões, acrescenta, dificultam a recuperação dos pacientes por serem extremamente dolorosas, por vezes atrapalhando até mesmo o tratamento oncológico.

O projeto começou a ser implantado em Votorantim em abril do ano passado e nasceu de uma monografia escrita por Renata. "Este atendimento é muito importante para prevenir complicações que atrapalhem o tratamento oncológico. As lesões e a desnutrição podem até levar o paciente ao óbito", afirma a profissional.

Os pacientes são encaminhados ao CEO pelas unidades básicas de saúde do município ou pela ONG Mais Vida, localizada no Parque Bela Vista. "Todos podem ser encaminhados em qualquer fase do tratamento oncológico", detalha Renata, que esteve recentemente na ONG e na UBS da Vila Nova Votorantim falando sobre o projeto.

TRÊS FASES

Conforme a dentista, o atendimento é prestado em três fases. Na primeira, quando o paciente ainda não iniciou o tratamento quimioterápico/radioterápico, é feita uma adequação da cavidade oral, com remoção de cáries, extrações, tratamento de canal e de gengiva, orientação de higiene bucal, entre outros procedimentos. O objetivo é evitar qualquer infecção.

Na segunda fase, com o paciente já está em tratamento quimioterápico/radioterápico, são realizados exames periódicos para evitar ou tratar as lesões, pois a imunidade da pessoa está baixa.

Na terceira e última etapa, quando o paciente já terminou a quimioterapia/radioterapia, é feita a reabilitação oral e o acompanhamento durante o período de remissão do tratamento oncológico. "Trata-se de um tratamento odontológico humanizado, com muita dedicação, carinho, estudo e de muita importância na saúde do paciente oncológico", conclui Renata.

--
Secretaria de Comunicação
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim