quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Represa rebaixa nível para evitar enchentes

Jornal Cruzeiro do Sul
Ana Cláudia Martins

Atualmente represa está com 63% da sua capacidade - PEDRO NEGRÃO


A Votorantim Energia, responsável pela represa de Itupararanga, informou na manhã de ontem que iniciou recentemente a operação de rebaixamento do nível de água do reservatório em função da proximidade do período chuvoso, que ocorre de forma mais intensa durante o verão, principalmente nos meses de janeiro, fevereiro e março. O objetivo da empresa é evitar e prevenir cheias no rio Sorocaba, e consequentemente, enchentes e alagamentos. A capacidade da represa é de 302 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 63% desse total.

Segundo o gerente de operações da empresa, Neymard Silva, o rebaixamento do reservatório ocorre de forma gradativa, de acordo com análises feitas pelos técnicos com base nos registros históricos de comportamento da represa. "Principalmente nesse período nós fazemos o que chamamos de posicionamento do reservatório para absorver o chamado volume de espera, que é aquele volume que nós estamos aguardando que chegue ao reservatório, em decorrência das grandes afluências características desse período chuvoso, que vai de outubro até março aproximadamente. Então, rebaixamos o reservatório um pouco, no sentido de absorver e amortecer essa água para evitar que grandes afluências se dirijam para as cidades de Votorantim e Sorocaba."

Silva afirmou também que a represa de Itupararanga não possui comportas. "Ela é uma represa que opera no que chamamos de soleira livre, então, o vertimento de água se dará a partir do momento em que o reservatório subir naturalmente e irá verter mais ou menos água." Segundo ele, o controle que é feito atualmente em relação ao volume de água do reservatório ocorre por meio das unidades geradoras. "Rebaixamos o reservatório através das unidades geradoras de energia de forma que ele possa comportar um maior volume de água, especialmente, quando ocorrer uma grande quantidade de chuva, por exemplo."

De acordo com Silva, em função do processo de rebaixamento do nível da represa, em determinadas épocas do ano, o nível do rio Sorocaba também fica alto, já que recebe o volume de água que é vertido de Itupararanga. "Eventualmente, a população de fato verá o rio Sorocaba cheio, mas é importante entender que nesse momento estamos procurando fazer o chamado volume de espera, ou seja, estamos defluindo mais água para quando chegar uma grande vazão, a própria cidade não seja prejudicada." Silva alega ainda que as cheias no rio Sorocaba também são causadas pelas chuvas que ocorrem abaixo da represa, local onde a empresa não tem como interferir. "Quando isso acontece não podemos tomar muitas providências a não ser reduzir as vazões que saem das unidades geradoras para ajudar que essa cheia passe mais rapidamente naquele local", afirma Silva.

O anúncio foi feito durante visita promovida pela Votorantim Energia à sede da usina. Participaram repórteres de veículos de comunicação locais, que conheceram o Centro de Operação de Geração (COG), além da centenária Casa de Máquinas, onde estão instalados os geradores de energia elétrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim