quinta-feira, 27 de outubro de 2016

VOTORANTIM ENERGIA PROMOVE ENCONTRO PARA ESCLARECER DÚVIDAS SOBRE SUA OPERAÇÃO NA REGIÃO DE SOROCABA

Foco foi abordar questões relacionadas à Usina Hidrelétrica a ao Reservatório


 A Votorantim Energia promoveu ontem (25), nas instalações da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, em Votorantim/SP, um encontro com a imprensa e representantes do poder público e de órgãos reguladores da região de Sorocaba.
O objetivo foi compartilhar detalhes da operação da empresa com esse importante público e, por meio desse esclarecimento, desmistificar questões relacionadas ao Reservatório e ao funcionamento da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, informando o formato de atuação da Votorantim Energia na região.
Dentre os pontos abordados, Neymard Silva, gerente de operação e manutenção da Votorantim Energia, falou sobre do nível do Reservatório de Itupararanga, que opera em 63%, e sua importância para o abastecimento de mais de 70% do município de Sorocaba, além de sua estratégica função de amortecer cheias em períodos chuvosos, como o verão. "Para esperar o volume de chuvas que historicamente ocorre no verão, preparamos o reservatório rebaixando-o gradativamente durantes os meses que antecedem a estação. Essa é uma ação estratégica para que possamos amortecer as possíveis cheias que virão", disse.
Falou-se, também, sobre as dúvidas acerca da abertura de comportas, expressão constantemente divulgada e que causa dúvidas à população. "O controle do nível da água de uma represa é feito por meio dos vertedouros, que funcionam como o "ladrão" das caixas d´água, deixando escapar o excesso. Essas estruturas permitem o escoamento para manter o nível da represa. Os vertedouros podem ter ou não comportas, que são abertas em situações extremas quando o nível da represa está muito acima do normal e a vazão de água precisa ser maior do que a liberada diariamente", conta Neymard.
Outra questão que despertou o interesse foi a operação da barragem e suas condições físicas. Neymard esclareceu que a Votorantim Energia segue o que pede a legislação vigente com relação à segurança de sua barragem, e possui uma equipe interna para fiscalizá-la e monitorá-la constantemente. "As estruturas da UHE Itupararanga estão apoiadas em rocha ao longo de toda a sua extensão, o que garante a perfeita fixação. A forma como a usina foi projetada faz com que sua estrutura continue sendo uma das mais seguradas da engenharia moderna. O uso do concreto na construção da barragem assegura à usina resistência por toda sua vida útil, não importando a sua idade", finalizou.
O encontrou encerrou com visita monitorada às instalações da Usina.


Sobre a Votorantim Energia
A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há 98 anos. A companhia, que é um dos maiores consumidores de energia do país, ao longo de sua história tornou-se também um dos maiores autogeradores. A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.

 Kamilla Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim