sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

SEMANA DA EMANCIPAÇÃO - Cinquenta novas nascentes são identificadas em Votorantim

Os resultados do Programa Municipal de Proteção e Recuperação das Nascentes, implantado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, foram apresentados na tarde desta sexta-feira (2). A solenidade, parte da Semana da Emancipação Política Administrativa do município, foi realizada no Auditório Francisco Beranger.

No evento, Vitor Hugo Fonseca, membro da ONG Pé de Planta, uma das parceiras da prefeitura no projeto, revelou que 50 novas nascentes foram identificadas, cadastradas e tiveram as áreas demarcadas. Dessas, 38 estavam conservadas e outras 12 em situação preocupante. Ainda segundo ele, 21 nascentes estavam localizadas em áreas públicas e outras 17 em áreas privadas das zonas urbanas e rurais.

Das 50 nascentes, três delas foram recuperadas e revitalizadas, pois necessitavam de cuidados especiais, acrescentou o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Naccarati. "Todas essas nascentes abastecem córregos, rios, reservatórios e auxiliam na recarga de água de qualidade na Represa de Itupararanga, o maior manancial da região de Sorocaba, responsável pelo abastecimento de quase um milhão de habitantes", diz.

Além disso, ele revelou que o projeto, que teve início em março deste ano, também movimentou mais de 1.500 alunos da rede municipal. Eles participaram de ecoficinas e outras atividades que tinham o meio ambiente como tema.

Presente na solenidade, o prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva (PSDB), mostrou satisfação com a iniciativa. "Hoje não podemos falar em sociedade desenvolvida se não houver uma relação pacífica entre o homem e a natureza", afirma. "É por isso que este programa é de suma importância para o nosso futuro."

O Programa Municipal de Proteção e Recuperação das Nascentes é fruto de uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim com a Votorantim Energia, Instituto Votorantim, ONG Pé de Planta e Concessionária Águas de Votorantim.

As atividades da Semana da Emancipação Político Administrativa de Votorantim prosseguem até o dia 10. A programação completa está disponível na página da prefeitura na internet - www.votorantim.sp.gov.br – ou no Facebook – https://www.facebook.com/prefeituravotorantim/?fref=ts.


Secretaria de Comunicação
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim