segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Fernando Oliveira assume em tom conciliador

Jornal Cruzeiro do Sul



Com discurso emotivo, Fernando Oliveira (DEM) tomou posse neste domingo (01) do mandato frente à Prefeitura de Votorantim. Em cerimônia breve, no Teatro Municipal Francisco Beranger, o novo prefeito fez um pronunciamento de oito minutos no qual destacou as "lições" herdadas pelo seu falecido pai, o ex-prefeito de Votorantim José de Oliveira Souza, conhecido como Zeca Padeiro.

+Prefeito volta atrás e nomeia Eric Romero mesmo com condenação

Em tom conciliador, Oliveira aproveitou a ocasião para pedir apoio do Legislativo, "para aprovar os projetos de interesse da cidade", e afirmou que vai governar com "gabinete aberto para a população". O novo prefeito admitiu que o primeiro ano de sua gestão será caracterizado pela contenção de gastos, mas disse que vai superar as adversidades -- especialmente da queda da arrecadação -- "com dinamismo e força de vontade".

Em seguida, em cerimônia reservada de transmissão da chefia do Poder Executivo, no Paço, Fernando Oliveira recebeu simbolicamente as chaves da prefeitura das mãos de prefeito que deixa o cargo, Erinaldo Alves da Silva (PSDB). Mais tarde, já no saguão da prefeitura, ocorreu a cerimônia de posse de seu secretariado e Fernando Oliveira surpreendeu os presentes nomeando o ex-vereador Eric Romero Martins de Oliveira para ocupar a Secretaria de Governo.

A cerimônia de posse do novo prefeito votorantinense começou com meia hora de atraso e teve o auditório municipal totalmente ocupado por familiares e apoiadores políticos. Quem não conseguiu lugar, pôde acompanhar a sessão, que foi transmitida em dois televisores instalados em uma tenda, na área externa do teatro.

As posses de Fernando e do seu vice-prefeito Lê Baeza foram precedidas pelas dos 11 vereadores da 13ª legislatura da cidade. O vereador Gaguinho (DEM), o mais votado nas eleições de outubro, conduziu os trabalhos, que contou com juramento, entrega de envelopes com declaração de bens e, finalmente, as assinaturas do livro de posse.

Antes de ocupar a tribuna, Fernando foi presenteado pelo seu filho Diego, de 11 anos, que lhe entregou uma gravata que pertenceu ao seu pai, falecido em 2001. "Foi com ele (Zeca Padeiro) que eu aprendi desde menino todos os princípios de uma política diferente, uma política honesta, transparente e, especialmente, de humanidade", disse, emocionado.

Instantes antes da sessão legislativa que elegeria a nova Mesa Diretora da Câmara, Fernando Oliveira adotou o tom conciliador para pedir guarida aos parlamentares da oposição. "Quero contar com o apoio dos meus amigos, os vereadores, para que esse governo tenha êxito. A eleição acabou no dia 2 de outubro e a partir daí acabou a bandeira partidária", defendeu.

Transmissão da chefia

A cerimônia de transmissão de cargo de chefia do Executivo de Votorantim, também breve, ocorreu às 11h30 na sala de reuniões da prefeitura, que ficou tomada tanto por secretários que estão deixando o governo quanto pelos que estão assumindo agora. Antes da entrega simbólica das chaves da prefeitura, Erinaldo Alves da Silva (PSDB), que deixa o cargo, fez um rápido discurso no qual desejou "lucidez e visão das coisas" ao novo prefeito e sua equipe. "O grande desafio é diminuir as desigualdades sociais, corrigir as distorções e se colocar no lugar dos menos favorecidos", defendeu.

Fernando Oliveira, por sua vez, agradeceu seu antecessor pelo processo de transição, que o considerou "cordial e transparente". A cerimônia restrita a convidados contou ainda com trocas de presentes entre o novo prefeito e seu antecessor e suas respectivas esposas.

Já do lado de fora do prédio onde cumpriu expediente nos últimos quatro anos, Erinaldo concedeu entrevista e assinalou as dificuldades financeiras que enfrentou em sua gestão devido à queda da arrecadação municipal. "Deixar para o próximo prefeito uma situação mais favorável do que a que eu peguei, para mim é uma vitória. É um sentimento de dever cumprido."



Clique na imagem e amplie




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim