segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Prefeitos eleitos em Sorocaba, Jundiaí e Votorantim tomam posse

Fernanda Szabadi
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Em Sorocaba, Crespo é o novo prefeito; Luiz Fernando assume em Jundiaí.
Em Votorantim, Fernando Oliveira Souza foi empossado.


Crespo e Jaqueline são empossados como prefeito e vice de Sorocaba (Foto: Fernanda Szabadi/G1)

O prefeito eleito de Sorocaba (SP) José Crespo (DEM), a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) e 20 vereadores tomaram posse durante a cerimônia realizada na manhã deste domingo (1°), na Câmara Municipal. A solenidade teve início com 20 minutos de atraso, às 10h20.
O novo prefeito tem 61 anos, é advogado e engenheiro eletricista. Ele foi três vezes deputado estadual e estava em seu segundo mandato como vereador. Concorreu à prefeitura pela quinta vez, tendo disputado nos anos de 1992, 1996, 2000 e 2004. Ele foi candidato pela coligação "Renasce Sorocaba".
A cidade tem 458.336 eleitores e 369.180 votaram no primeiro turno, onde José Crespo foi o mais votado com 133.767 votos, o que significa 45,18% dos votos válidos. Raul Marcelo recebeu 74.001 votos, o que equivale 25% dos votos válidos.
Crespo (DEM) foi eleito no segundo turno, para ocupar o cargo de prefeito de Sorocaba (SP) pelos próximos quatro anos. Com 100% das urnas totalizadas, o candidato recebeu 182.833 votos, o que corresponde a 58,48% dos votos válidos. Raul Marcelo (PSOL) teve 129.784, o equivalente a 41,64% dos votos válidos.
Antes de 9h30, as mais de 120 cadeiras reservadas à população que desejava acompanhar a cerimônia de posse já estavam preenchidas. Alguns moradores levaram cartazes na cerimônia de posse para pedir saúde, dignidade e combate à violência sexual.
Muitas pessoas acompanharam em pé, apesar de um telão ter sido montado no saguão da Câmara.
O vereador Engenheiro Martinez foi convidado para secretariar os trabalhos iniciais da cerimônia, convocando por ordem alfabética os vereadores para que assinassem o livro e entregassem a declaração de bens. Além do recebimento do regimento e lei orgânica. Após o juramento, os vereadores foram declarados empossados.

Mesa diretora
Após a cerimônia de posse, os vereadores também votaram para a formação da mesa diretora. Rodrigo Manga (DEM) foi eleito presidente da Câmara por 17 votos. Durante a votação teve até torcida com faixa para ele. Também foram votados os vereadores Francisco França (PT), 2 votos, e Fernanda Garcia (PSOL), um voto.
Irineu Toledo foi eleito primeiro vice-presidente. Para segundo e terceiro vice-presidentes, foram escolhidos pastor Luis Santos (PROS) e Hudson Pessini (PMDB), respectivamente.
Para primeiro secretário, foi definido Fausto Peres (PTN) e, para segundo secretário, João Donizeti (PSDB). Já a posição de terceiro secretário ficou para Péricles Regis (PMDB).

Convidados ilustres
A cerimônia de posse do prefeito eleito José Crespo também contou com a presença de três deputados: o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM), o secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), representando o governador do estado Geraldo Alckmin, e o deputado Jefferson Campos (PSD). Maia foi recebido como convidado ilustre e homenageado na Câmara.

Vereadores
Dos 20 vereadores, dez foram reeleitos: Missionário Rodrigo Manga (DEM) , Fernando Dini (PMDB), Anselmo Neto (PSDB), Irineu Toledo (PRB), Pastor Apolo (PSB), Engº Martinez (PSDB), Francisco França (PT), Marinho Marte (PPS), Pr. Luis Santos (PROS) e Wanderley Diogo (PRP).

Os outros que renovam a Câmara são: Péricles (PMDB), Vitão do Cachorrão (PMDB), Fausto Peres (PTN), Dr. Hélio Brasileiro (PMDB), João Donizeti (PSDB), Iara Berardi (PT), Silvano Jr. (PV), Fernanda Schlic Garcia (PSOL), Hudson Pessini (PMDB) e Renan (PC do B).

Lista de vereadores eleitos para mandato 2016-2019 (com quantidade de votos):
Missionário Rodrigo Manga (DEM) -11.271
Péricles (PMDB) - 9.139
Fernando Dini (PMDB) - 7.727
Vitão do Cachorrão (PMDB) - 7.555
Anselmo Neto (PSDB) - 6.137
Fausto Peres (PTN) - 5.364
Dr. Hélio Brasileiro (PMDB) - 5.364
Irineu Toledo (PRB) - 4.468
Iara Berardi (PT) - 4.364
Pastor Apolo (PSB) - 4.195
Engº Martinez (PSDB) - 4.189
Silvano Jr. (PV) - 4.185
Francisco França (PT) 4.156
João Donizeti (PSDB) - 4.107
Fernanda Schlic Garcia (PSOL) - 3.882
Marinho Marte (PPS) - 3.824
Pr. Luis Santos (PROS) - 3.661
Hudson Pessini (PMDB) - 3.331
Renan (PC do B) - 3.181
Wanderley Diogo (PRP) - 3.086

Jundiaí
Em Jundiaí (SP), a cerimônia de posse do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), do vice Antônio de Pádua Pacheco (PV) e 19 vereadores estava prevista para começar às 10h, mas também atrasou cerca de 30 minutos. O motivo foi o atraso de políticos.

Muitos moradores foram à Câmara da cidade para acompanhar a sonelidade. Com pouco mais de meia hora, Luiz Fernando e Pacheco foram empossados como prefeito e vice, respectivamente.

Luiz Fernando foi eleito também no segundo turno, para ocupar o cargo de prefeito pelos próximos quatro anos. De acordo com a Justiça Eleitoral, com 100% das urnas totalizadas, o candidato recebeu 116.019 votos, o que corresponde a 58,58% dos votos válidos.

O novo prefeito da cidade tem 38 anos, é advogado e deputado estadual. Já foi também vice-prefeito e vereador.

O candidato do PSDB teve 94.388 dos votos válidos em primeiro turno, o que representa 47,02%. Já Pedro Bigardi atingiu a marca de 53.576 dos votos (26,69%), que tentou a reeleição.
Em 2012 ele também se candidatou a prefeito de Jundiaí. A disputa foi para o segundo turno pela primeira vez na cidade, mas, após vencer no primeiro pleito, foi derrotado justamente por Bigardi.

Já empossado, Luiz Fermando discursou para os vereadores e público na Câmara oficialmente como prefeito de Jundiaí. Depois, o novo prefeito recebeu os cumprimentos do ex-chefe do Executivo, Pedro Bigardi (PSD), no oitavo andar da prefeitura.

Logo após a posse do prefeito, os vereadores também foram empossados.

Nove vereadores que cumprem mandato foram reeleitos: Gustavo Martinelli (PSDB), Leandro Palmarini - Bicho Legal (PV), Paulo Sergio Martins - Delegado (PPS), Marcelo Gastaldo (PTB), Marcio Cabeleireiro (PMDB), Rogerio (PHS), Valdeci Delano (PTB), Pastor Roberto Conde (PRB) e Rafael Tintas Colonia (PSDB).

A Câmara Municipal recebe dez novos vereadores: Dr. Ligabó (PPS), Dika Xique-Xique (PR), Romildo Antonio (PR), Cristiano Lopes (PSD), Douglas Medeiros (PP), Cicero Da Saúde (PROS), Albino (PSB), Edicarlos Do Vetor Oeste (PSD), Arnaldo Da Farmácia (PDT) e Faouaz Taha (PSDB).

Confira abaixo a lista dos eleitos (com número de votos):
Gustavo Martinelli (PSDB) - 7.217 votos (3,56%)
Leandro Palmarini - Bicho Legal (PV) - 4.331 votos (2,14%)
Dr. Ligabó (PPS) - 4.036 votos (1,99%)
Paulo Sergio Martins - Delegado (PPS) - 3.855 votos (1,90%)
Marcelo Gastaldo (PTB) - 3.321 votos (1,64%)
Marcio Cabeleireiro (PMDB) - 3.267 votos (1,61%)
Dika Xique-Xique (PR) 2.965 votos (1,46%)
Rogerio (PHS) - 2.849 votos (1,41%)
Romildo Antonio (PR) - 2.750 votos 1,36%
Valdeci Delano (PTB) 2.688 votos (1,33%)
Cristiano Lopes (PSD) - 2.669 votos (1,32%)
Douglas Medeiros (PP) - 2.632 votos (1,30%)
Cicero Da Saúde (PROS) - 2.613 votos (1,29%)
Pastor Roberto Conde (PRB) - 2.497 votos (1,23%)
Albino (PSB) - 2.345 votos (1,16%)
Edicarlos Do Vetor Oeste (PSD) - 2.257 votos (1,11%)
Arnaldo Da Farmácia (PDT) - 2.184 votos (1,08%)
Rafael Tintas Colonia (PSDB) - 1.792 votos (0,88%)
Faouaz Taha (PSDB) - 1.568 votos (0,77%)


Prefeito eleito Fernando Oliveira Souza tomou posse em Votorantim (Foto: Marcos Ferreira/Divulgação)

Votorantim
Em Votorantim, a cerimônia de posse foi no Auditório Municipal "Francisco Beranger". O prefeito Fernando Oliveira Souza (DEM), o vice-prefeito Alessandro Baeza-Lê Baeza (PV) e os vereadores eleitos foram empossados pelo vereador mais votado nas eleições de outubro, José Antônio de Oliveira - Gaguinho (DEM), que também deu posse aos demais 10 colegas.

Foi realizada no Paço Municipal a cerimônia de transmissão de cargo de prefeito. O ato teve início no gabinete do chefe do executivo, quando o ex-prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), em um gesto simbólico de entrega de chaves, cumprimentou o prefeito Fernando Oliveira. Na sequência, com o saguão do prédio lotado pelo público, o novo prefeito nomeou os secretários municipais e a presidência da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), compondo a administração municipal que se inicia com 12 nomes de primeiro escalão.

Além de Gaguinho, foram empossados os vereadores Adeilton Tiago dos Santos - Ita (PPS), Alfredo Pissinato Júnior (PPS), Alison Andrei Pereira de Camargo - Pastor Lilo (PMDB), Bruno Martins de Almeida (PSDB), Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB), Heber de Almeida Martins (PDT), José Cláudio Pereira - Zelão (PT), Luciano da Silva (PSDB), Luiz Carlos dos Santos - Pastor Luiz Carlos (PSL) e Mauro Paulino Mendes- Mauro dos Materiais (PTB).


Cerimônia de posse ocorreu no Auditório Municipal (Foto: Marcos Ferreira/Divulgação)

Confira todos os prefeitos eleitos:

Região de Sorocaba:

- Alumínio: Antonio Piasentini (PPS)
- Araçariguama: Lili Aymar (PV)
- Araçoiaba Da Serra: Dirlei Salas (PV)
- Capela Do Alto: Péricles Gonçalves (PPS)
- Itu: Guilherme Gazzola (PTB)
- Piedade: José Tadeu De Resende (PSDB)
- Porto Feliz: Cássio Prado (PTB)
- Salto: Geraldo Garcia (PP)
- Salto De Pirapora: Joel Haddad (PDT)
- São Roque: Claudio Goes (PSDB)
- Tapiraí: Alvino Marzeuski (PSDB)
- Votorantim: Fernando De Oliveira (DEM)

Região de Jundiaí:

- Cabreúva: Henrique Martin (PDT)
- Várzea Paulista: Juvenal Rossi (PV)
- Campo Limpo Paulista: Roberto Japim (PROS)
- Itatiba: Douglas Augusto (PPS)
- Jarinu: Eliane Lorencini (DEM)
- Itupeva, Marcão Marchi (PSD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim