sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Residência Terapêutica do Jardim Icatu recebe sete moradores

A Residência Terapêutica (RT) do Jardim Icatu, mantida pela Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), recebeu na manhã desta sexta-feira (06) os sete primeiros moradores, sendo três homens e quatro mulheres que receberam alta médica da Clínica Salto de Pirapora e do Hospital Psiquiátrico Santa Cruz, ambos localizados na cidade de Salto de Pirapora. A ação faz parte do processo de desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos da região.
A RT Jardim Icatu é a segunda a ser instalada no município e tem a capacidade para atender dez moradores, de forma mista. Entre eles estão as irmãs M.L.V, 39 anos e M.V., de 44, que somente na unidade de Salto de Pirapora estavam internadas há 13 anos. Entre os atendidos, a média de internação de cada um em unidades psiquiátricas é de 20 anos.
A coordenadora da unidade, Carla Bottura, conta que uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) seguiu pela manhã para buscar os novos moradores da residência. "Num primeiro momento fazemos uma apresentação da nova moradia a eles", explica.
A RT tem como principal finalidade oferecer uma alternativa de tratamento mais humana com o intuito de proporcionar aos pacientes maior proximidade com os familiares e a própria sociedade. De acordo com a coordenadora, os moradores passarão a frequentar a unidade do Caps II e serão atendidos pela Unidade de Saúde Básica do Parque Bela Vista.
O secretário da Saúde, Elias Cavalcante, destaca a importância do trabalho desenvolvido nas Residências Terapêuticas, que contam com a participação de profissionais habilitados. "Essa é uma forma de fazer com que o paciente psiquiátrico não seja excluído da sociedade", explica.
Além de uma coordenadora, a unidade funciona com um técnico de enfermagem e cinco cuidadores. Os moradores passam por tratamento multidisciplinar no Caps-II (Centro de Atenção Psicossocial) com psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, serviço social, entre outros. A unidade deverá receber ainda outros três moradores do Hospital Vale das Hortências de Piedade.

Jornalista: André Reis
Fotos: Lucas Spirim
Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim