quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Veja curiosidades, os campeões e tudo sobre a Copa Brasil de Futebol Infantil

Por GloboEsporte.com
Votorantim, SP

Competição sub-15 começa nesta quinta-feira, com duelo entre São Paulo e Cruzeiro, no estádio Domenico Paolo Metidieri, em Votorantim


13 clubes da Série A do Brasileirão participam da Copinha (Foto: Divulgação / Secom Votorantim)

Janeiro é o mês de pré-temporada para o futebol profissional. Os times brasileiro arrumam seus elencos de olho nos estaduais, e quem faz a festa é o futebol de base. Além da Copa São Paulo, o mês também é das disputas da Copa Brasil de Futebol Infantil, competição sub-15 que acontece entre os dias 12 e 22 de janeiro em Votorantim, na Região Metropolitana de Sorocaba.
O jogo de abertura acontece nesta quinta-feira, às 20h, e será entre São Paulo e Cruzeiro. O GloboEsporte.com transmite a abertura e a grande decisão do campeonato ao vivo.
Em 2017, o torneio chega a sua 22ª edição. A primeira foi disputada em 1991, com o São Paulo de Denílson conquistando o troféu. O Tricolor Paulista, aliás, além de ser o atual vencedor, é o clube que mais títulos possui na competição: cinco ao todo. O Cruzeiro vem logo a seguir, com três.

VEJA TAMBÉM
> Tabela completa dos jogos
> Acesse a página especial da Copinha

Os 16 clubes da competição deste ano são os mesmos de 2016: São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Sport, Votorantim, Flamengo, Coritiba, Bahia, Corinthians, Botafogo, Figueirense, Vitória, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio e Goiás. Os jogos são disputados com dois tempos de 30 minutos cada. Veja outras curiosidades abaixo:

OS CAMPEÕES
Confira a lista de todos os vencedores: São Paulo (1991), São Paulo (1992), Juventus (1998), Juventus (1999), Vitória (2000), Juventus (2001), Cruzeiro (2002), Corinthians (2003), Corinthians (2004), Cruzeiro (2005), Cruzeiro (2006), Atlético-PR (2007), Grêmio (2008), Internacional (2009), Grêmio (2010), Internacional (2011), Coritiba (2012), São Paulo (2013), São Paulo (2014), Flamengo (2015) e São Paulo (2016).



São Paulo venceu o Coritiba em 2016 e se tornou pentacampeão (Foto: Emilio Botta)

A CIDADE
A cidade de Votorantim era distrito de Sorocaba, mas a expansão industrial, principalmente do cimento, fez com que o processo de emancipação fosse realizado em 1963. A cidade – de 53 anos e aproximadamente 110 mil habitantes, segundo o IBGE – organiza o campeonato como forma de comemorar o aniversário da fundação, em dezembro. A cidade não possui time profissional, mas já teve o Clube Altético Votorantim e o Votoraty, além de ter participado da fundação do futebol brasileiro, com o Savóia.

ESTÁDIO
As partidas da Copinha Brasil em 2017 serão disputadas no estádio Domenico Paolo Metidieri, mantido pela prefeitura da cidade (endereço: avenida Vereador Newton Vieira Soares, s/n, Centro).
Para receber a competição, o local ganhou três arquibancadas desmontáveis atrás do gol de fundo, camarotes e zona para a imprensa. O local possui uma antiga arquibancada de madeira, que remete aos anos de origem do local, que antes possuía um espaço maior. A capacidade do local, com as arquibancadas móveis, é de quatro mil torcedores segundo a organização. A entrada para os jogos é gratuita. 

ALOJAMENTO
Os times ficarão em escolas municipais da cidade: Izabel Ferreira Coelho, no Rio Acima; Lucinda Rodrigues Pereira Inácio, Parque Morumbi; Helena Pereira de Moraes, Centro e Abimael Carlos de Campos, na Vila Dominguinho, região do Rio Acima. Além do Centro de Educação Infantil “Célia Chiozzoto”. Todas estão com as estruturas montadas para receber as delegações.

OS CRAQUES
A Copinha de Votorantim é parte do desenvolvimento do jogador de futebol, que vai subindo de categoria até aparecer com destaque na Copa São Paulo e ganhar os olhares dos técnicos. Neymar, Robinho, Alexandre Pato, Alex e Denílson são alguns exemplos de grandes craques brasileiros que passaram pelo gramado do estádio Metidieri.

ONDE ACOMPANHO?
O GloboEsporte.com vai acompanhar todas as 31 partidas em Tempo Real, com fotos e todas as informações, além de transmitir ao vivo a abertura, no dia 12, entre São Paulo e Cruzeiro, e a grande final que acontece no dia 22. A narração será de Eduardo Ribeiro Jr., com comentários de Emilio Botta.
Neymar, Copa Brasil Infantil 2007, sub-15, Votorantim (Foto: Divulgação / Prefeitura de Votorantim)Neymar jogou a Copa Brasil Infantil em 2007 (Foto: Divulgação / Prefeitura de Votorantim)

ONDE ACOMPANHO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim