sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Agentes da Zoonoses percorrerão todas as casas da região da Vila Nova Votorantim

Saúde convoca os moradores a auxiliar na eliminação dos criadouros. Bairro está com alto índice de larvas do mosquito Aedes aegypti. Ação terá início na segunda-feira (17)

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde inicia na segunda-feira (20), na Vila Nova Votorantim, a ação denominada "Pré-folia da Dengue". O objetivo é convocar toda a população do bairro a eliminar de suas residências os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti ,transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O diretor de Departamento de Vigilância em Saúde, Pedro Borges de Andrade Filho, destaca que esse tipo de ação será realizado em todas as áreas de maior concentração de larvas do mosquito, conforme o apontado pela Avaliação de Densidade Larvária (ADL). "É importante que os moradores entrem nesse ritmo de Carnaval e nos ajudem a acabar de vez com o mosquito", ressalta.

Realizada no mês de janeiro pela equipe do Centro de Controle de Zoonozes em todos os bairros da cidade, por amostragem, a ADL apontou que o índice larvário ficou em 5,6, considerado pelo Ministério da Saúde risco de epidemia.

"Vamos mobilizar os moradores e percorrer os locais com maior concentração de criadouros", destaca o médico Pedro Borges. Ele explica ainda que os agentes farão a retirada dos pequenos criadouros, a exemplo de pneus, garrafas, copos, panelas, entre outros recipientes pequenos.

Durante a ação os agentes terão o auxílio de um caminhão, justamente para retirar os pequenos materiais. "Nesses dias não estaremos retirando móveis, geladeiras velhas, entre outros, apenas os pequenos criadouros", reforça o diretor da Vigilância em Saúde. Ainda de acordo com ele, a proposta é fazer o controle, eliminar os criadouros e contar com a participação de todos os moradores.
A estimativa é de que os agentes estarão no bairro durante toda a semana, lembrando que serão percorridos também o Promorar, São Matheus, Fortaleza e Altos de Votorantim. Após concluir a visita as casas nessa região, outras áreas apontadas com alto índice de larvas também receberão a ação.

Casos de dengue
Neste ano não há registro de casos de dengue em Votorantim. Em 2013 foram 263 casos; em 2014, 28; em 2015, 2.865 e em 2016, 43. Até o momento não houve na cidade registro de chikungunya e zika. Desde o início do ano a Prefeitura vem realizando a limpeza de áreas com a retirada de entulhos, mas para tanto é preciso que a população também colabore para manter estes espaços limpos.

Jornalista: André Reis
Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim