sábado, 18 de fevereiro de 2017

Escola de música de Votorantim abre inscrições apenas para rematrícula

Jornal Cruzeiro do Sul
Daniela Jacinto

No início do mês, a escola corria o risco de ser fechada - PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS


A prefeitura de Votorantim publicou ontem, no Jornal do Município, o edital de rematrícula destinado aos alunos da Escola de Música Maestro Nilson Lombardi. As rematrículas deverão ser realizadas entre segunda e quarta-feira, dias 20 e 22 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), localizada na avenida São João, 649, Jardim Icatu. De acordo com o secretário da Pasta, Edson Cortez, novos alunos poderão fazer parte da escola se houver desistência ou conforme os que já estudam no local forem se formando.

Ainda de acordo com Cortez, os alunos da escola poderão ter mais tranquilidade com relação à continuidade das aulas pois será publicado um decreto regulamentando a lei que institui a unidade. "É uma felicidade para o município poder manter a escola de música", disse. O número fixo de alunos e cursos também deverá ser estabelecido na regulamentação. "Iremos definir dentro da realidade orçamentária do município", acrescentou o secretário.

O orçamento previsto da Sectur para este ano é de R$ 3.099.500,00. "Mas é previsto, não sabemos se iremos arrecadar ou não", lembrou Cortez.

Ainda de acordo com o secretário, tirando gastos com funcionalismo, despesas com aluguel, entre outras, o que sobra para investimento em ações e projetos é R$ 760 mil, verba que planeja aplicar no Carnaval, Cinefest, Escola de Música e ainda na implementação da lei de Incentivo à Cultura de Votorantim (Linc). "A Linc deve ser criada este ano pois devemos ter instrumentos democráticos para propor projetos. Para mim isso é prioridade."

Abaixo-assinado

Atualmente os cursos oferecidos pela Escola de Música Maestro Nilson Lombardi são canto coral, canto lírico, flauta doce e transversal, percussão, piano, violão, violino e viola e teoria musical. Todos gratuitos. A escola, que começou a funcionar no ano passado, correu o risco de ser fechada este ano por falta de verba. Devido à série de manifestações dos alunos e da comunidade, que chegaram a entregar um abaixo-assinado para o prefeito, as aulas foram garantidas. Para se ter ideia da quantidade de interessados, no ano passado a unidade recebeu 691 inscrições. Foi feito processo seletivo e conseguiram ter aulas 73 alunos, que almejavam a continuidade dos estudos. O regimento interno da instituição prevê que a duração dos cursos, dependendo do instrumento, varia entre 12 semestres (6 anos) a 20 semestres (10 anos).

Conforme a estudante de canto lírico Michelle Aparecida de Araújo, antes tinha duas opções de horário e agora só abriu turma para sexta-feira à noite, o que a impossibilitaria de continuar. "Mas eles falaram que vão conversar, vamos ver o que será decidido", disse.

Michele disse que agora a luta dos alunos é para manter os professores que já estavam na escola. O secretário Edson Cortez informou que está acertando detalhes da contratação e que a maioria dos profissionais será mantida. Porém os alunos estão apreensivos com relação ao ex-coordenador da escola, Luís Gustavo Laureano. "O Luís ensinava teoria, canto coral e canto lírico e fazia isso muito bem. Era muito elogiado por outros profissionais e em quatro meses conseguiu fazer um trabalho muito bom com a gente. Queríamos que ele pudesse permanecer ao menos como professor."

Os cargos dos professores e coordenadores não são por meio de concurso. "Esperamos que os nossos políticos atuem como gestores públicos, que façam um governo a favor da população. Se é mesmo um governo que quer o melhor para a população, basta observar o trabalho desenvolvido pelos nossos professores no ano passado."

A Escola Municipal de Música Nilson Lombardi fica na avenida São João, 649, no Jardim Icatu, em um prédio que também abriga o polo do Projeto Guri, o Museu Histórico de Votorantim e a sede da Sectur.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim