sexta-feira, 10 de março de 2017

Ação política marca retomada das atividades do Parque da Autonomia




Prestes a inaugurar nova sede, coordenação do Parque da Autonomia recebeu alunas para mutirão de limpeza no dia 8 de março. Iniciativa vinda apenas de mulheres reforça reflexão sobre machismo e desafios das mulheres nos nossos tempos


O Parque da Autonomia voltará às atividades a partir do dia 13 de março, segunda-feira, em novo endereço. A equipe do Coletivo O¹², idealizadora do projeto, iniciou dia 8 de março os preparativos para receber os cursos na nova sede. O grupo contou com o apoio de alunas voluntárias do núcleo de dança para uma faxina no espaço, que se tornou a primeira ação política e educacional deste ano. Todos os alunos foram convidados para a faxina, meninos e meninas, mas sucedeu que a adesão colaborativa se deu apenas por mulheres.

O objetivo principal do projeto é a produção da autonomia na cidadania cultural dos alunos. Alcançar esta meta com arte e educação só se faz possível quando se pode perceber que a educação não se materializa no recebimento de um diploma, mas sim no processo diário da construção do conhecimento. Por isso o dia de ontem foi de reflexão que transformou o gesto voluntário em ato político.

"Eu era o único homem e em meio a todas elas e daí surgiu a nossa inquietação. Exatamente no dia 8 de março, dia internacional da mulher, nós tínhamos apenas mulheres realizando uma faxina, uma atividade ainda muito associada à figura da mulher na sociedade machista na qual vivemos, infelizmente" relata Thiago Alixandre, coordenador e professor do Projeto Parque da Autonomia.

"Fazer desta 'coincidência' um ato político e pedagógico é um modo de enfrentar desafios que precisam ser vencidos nos nossos tempos. Foi um dia de muitos esforços e aprendizados. Exercitar o trabalho braçal, a ação coletiva, o voluntariado, a noção de pertencimento e ainda reconhecer o vínculo desta situação com o calendário internacional fez o Parque da Autonomia inaugurar suas atividades antes do calendário oficial", finaliza Thiago.

O mutirão de mulheres que deu corpo ao time que inaugura o Parque da Autonomia em 2017 foi composto por Jéssika Moraes, Jakeline Pinto, Pamela Caroline Macedo, Tati Almeida, Elaine Buzato, Cris Almeida e Carolina Sudario.


Diogo Locci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim