sexta-feira, 10 de março de 2017

Alunos fazem passeata contra o mosquito Aedes aegypti

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Lauro Alves de Lima", no Jardim Serrano, promoveram nesta sexta-feira (10) uma passeata contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação faz parte do projeto "Todos contra a dengue", desenvolvido em sala de aula.
Depois de produziremcartazes e panfletos educativos, com o acompanhamento dos professores, contra o mosquito transmissor, a direção da unidade preparou para esta sexta-feira uma passeata nas ruas do entorno da escola. Na parte da manhã participaram os alunos dos 3º e 5º anos e, à tarde, dos 1º e 2º.
Antes de saírem às ruas, ocorreu a concentração no pátio da escola, onde as crianças foram orientadas e apresentadas à guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM), que os acompanharam durante todo o percurso.
A diretora da unidade, Flávia Regina Viana, explica que o projeto tem o fator social com a proposta de abranger toda a comunidade. "Fazemos todo o trabalho aqui em sala de aula, mas há a necessidade de sair do espaço escolar justamente para multiplicar a informação junto à população", ressalta.
Durante o trajeto, na companhia dos professores e funcionários da escola, as crianças gritavam "Todos contra a Dengue!" e entregaram os panfletos aos moradores que acompanhavam de frente de suas residências.
Umas das professoras envolvidas no projeto é Renata da Silva Vieira Bento. Ela conta da importância do trabalho realizado pela unidade junto aos alunos. "As crianças tem um papel muito importante nesse processo de combate ao criadouro do mosquito, pois estão sempre atentas e acabam corrigindo os adultos para que não deixem recipientes no quintal", conta.
Guilherme Otávio Pedroso, 10 anos, personalizou uma camiseta para participar da passeata. "Minha mãe me ajudou com a camiseta", conta o garoto. Luan Francisco Vieira da Silva, 10, carregava um cartaz produzido em sala de aula, com orientações que ajudam a combater o mosquito.
"Minha tia já teve dengue e é importante a prevenção", disse a pequena Ghiovana Martins Primo, 8 anos. Ela conta ainda que procura orientar em sua casa e os vizinhos quanto ao risco que o mosquito oferece.
Neste ano o município não registrou caso de dengue. Em 2013 foram 263 casos; em 2014, 28; em 2015, 2.865 e em 2016, 43. Até o momento não houve na cidade registro de Chikungunya e Zika.

 


Jornalista: André Reis

Fotos: Marcos Ferreira/Secom

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim