quarta-feira, 15 de março de 2017

Após 8 horas de paralisação, ônibus retornam às ruas

Jornal Cruzeiro do Sul
Sabrina SouzaAtualizada às 11h00

Os ônibus começaram a sair das garagens por voltas das 11h em Sorocaba e região, após oito de horas de paralisação. A circulação das linhas deve ser normalizada até o início da tarde desta quarta-feira (15).A previsão inicial é que a greve durasse das 3h às 8h, mas os ônibus saíram das garagens apenas quando foram encerradas as assembleias nas principais empresas. Duarnte a paralisação, 30% da frota permaneceu em circulação em respeito à Lei de Greve.

A paralisação dos ônibus do transporte coletivo causou transtornos aos passageiros de Sorocaba e região desde a madrugada desta quarta-feira (15). Os terminais de ônibus amanheceram com movimentação tranquila. A suspensão parcial do serviço durante o horário de pico é parte do Dia Nacional de Paralisação contra a terceirização da atividade-fim e as reformas da Previdência e Trabalhista, informa o sindicato da categoria.

As entidades que convocaram o Dia de Paralisação protestam contra o que classificam de "disposição do atual governo federal e do Congresso Nacional de desmontar toda a estrutura de direitos sociais e trabalhistas já consolidados e que foram frutos de inúmeras lutas da classe trabalhadora ao longo de décadas". O ato foi convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), demais centrais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Entre os dias 7 e 9 de março, os sindicatos filiados à CUT em Sorocaba coletaram 10.548 assinaturas contra a Reforma da Previdência. A subsede regional da CUT representa 22 sindicatos de diversas categorias profissionais. Esses sindicatos, por sua vez, representam juntos 130 mil trabalhadores.

Transtornos

A auxiliar de limpeza Aline de Cássia conta que saiu às 5h30 de casa, mas só conseguiu pegar ônibus às 6h para vir ao terminal. "Já estou há 20 minutos esperando a linha do Éden e até agora nada. Já estou atrasada para o trabalho", reclama. Já a diarista Noêmia Gomes preferiu utilizar um meio alternativo de transporte, após esperar por 15 minutos pelo ônibus que vai até o Éden. "Se eu não for trabalhar eu perco o dia, então preferi gastar um pouco chamando um carro da Uber", relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim