terça-feira, 14 de março de 2017

Bolsa Universidade tem 238 vagas para alunos da região de Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul

Estudantes de ensino superior da região de Sorocaba podem se inscrever, até esta quarta-feira (15), no programa Bolsa Universidade, para atuar aos fins de semana em unidades da Escola da Família. Na região, serão 238 vagas, sendo 24 para Sorocaba, 20 em Avaré, três em Itapeva, duas em Itapetininga, três em Votorantim, dez em Piraju, 66 em Botucatu, 14 em São Roque, 26 em Itararé e 70 em Itu. Em todo o Estado são 3.771 vagas para universitários de diferentes áreas, incluindo saúde, cultura, esporte e trabalho. Os selecionados devem estar aos sábados ou domingos em uma das 2,3 mil unidades da Escola da Família.
O cadastro para os interessados deve ser feito até amanhã no site www.escoladafamilia.fde.sp.gov.br . De acordo com as regras, a Secretaria de Educação custeia 50% do valor da mensalidade do curso até o limite de R$ 500. O restante é assumido pelas instituições de ensino superior parceiras. A proposta é que os universitários participem de ações para um público variado (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e também auxiliem o trabalho dos voluntários nas oficinas. Todos são supervisionados de perto pelos professores e coordenadores das unidades.
Para concorrer a uma das vagas do Bolsa Universidade, o candidato deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação em instituição privada de ensino superior conveniada à Secretaria; não ser beneficiário de outra bolsa de estudos ou financiamento; e ter disponibilidade para cumprir a carga de oito horas.
Além da inscrição online, é preciso apresentar na Diretoria de Ensino os documentos exigidos no regulamento. Os alunos classificados serão encaminhados a uma escola estadual de acordo com a pontuação, a quantidade de vagas disponíveis no curso de graduação e o número de vagas por regional. A lista de espera tem validade de 12 meses.
O número de atividades desenvolvidas e de participantes registrados vêm aumentando ano a ano, segundo a Secretaria de Educação. Em 2014 foram 1.877.965 atividades com 31.712.269 participações em todo o Estado. No ano passado, foram 2.418.137 ações e 44.928.346 visitantes. Um crescimento de 28,7% e 41,6%, respectivamente.

Na cidade
Em Sorocaba, atualmente, 28 escolas estaduais participam do Programa Escola da Família, que entre janeiro e fevereiro, registrou 38,4 mil participações das comunidades escolares. No mesmo período, segundo a Secretaria de Educação, foram mais de 1.600 atividades diferentes realizadas nas unidades. No município, segundo a pasta, cerca de 60 educadores universitários e 80 voluntários já realizam as atividades, que são voltadas aos quatro eixos do programa: cultura, saúde, esporte e trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim