quinta-feira, 9 de março de 2017

Cresce a busca por advogados previdenciários

Jornal Cruzeiro do Sul

A possibilidade de mudanças nas regras da aposentadoria com a reforma da Previdência aumentou entre 30% a 40% a procura pelos serviços dos advogados que atuam na área do direito previdenciário em Sorocaba e em cidades vizinhas. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287), que trata da reforma da Previdência, está em tramitação na Câmara dos Deputados desde dezembro, e tem deixado muitas pessoas com dúvidas, especialmente aquelas que estão próximas de se aposentar.

Para ajudar os trabalhadores a calcular o tempo que falta para a aposentadoria pelas regras atuais e quanto faltaria com a reforma da Previdência, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançou um aplicativo de celular chamado de "Aposentômetro" ou calculadora da aposentadoria.

A advogada Daniela Loureiro, que atua na área previdenciária há 13 anos, disse que a procura pelos serviços advocatícios no escritório teve um aumento entre 30% a 40% desde novembro do ano passado. Segundo Daniela, cerca de 20 a 30 pessoas por dia vão em busca de informações nos escritórios associados principalmente para fazer a contagem do tempo de serviço. O escritório que a advogada trabalha fica na rua Ubaldino do Amaral, no centro de Sorocaba, e possui outras duas unidades, uma em Votorantim e outra em São Roque. "Nessas cidades a procura por informações sobre a aposentadoria também tem sido grande".

Daniela esclarece que o serviço de contagem do tempo de serviço (contribuição com o INSS) é gratuito. "O trabalhador pagará algum valor somente no caso de entrada de ação judicial. Nesse caso o valor e o pagamento é combinado com o cliente", afirma.

No escritório de advocacia de João Paulo Milano, que atua na área há 10 anos o movimento também aumentou entre 35% a 40% desde o final do ano passado. Ele conta que a cada nova divulgação pela imprensa sobre o andamento da reforma da Previdência a procura pelos serviços advocatícios fica ainda maior.

"As pessoas que já estão com processos judiciais em andamento e aquelas que estão próximas de se aposentar são as que mais estão em busca de informações com advogados da área", de acordo com Milano. Segundo ele, se a reforma da Previdência realmente for aprovada e mudar algumas regras como o tempo que a pessoa deverá trabalhar para se aposentar, a idade mínima, e o tempo mínimo de contribuição, entre outras, poderá ocorrer uma "avalanche" de ações judiciais. "Aqueles que se sentirem prejudicados, principalmente na questão de direito adquirido, caso a reforma seja aprovada, certamente correrão ao Poder Judiciário."


Aplicativo ajuda a tirar dúvidas
Quanto tempo você deverá trabalhar para se aposentar com valor integral? Ou para atingir a idade mínima? Ou para atingir o tempo mínimo de contribuição? Uma ferramenta desenvolvida pelo Dieese, em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), chamada de calculadora da aposentadoria ou "Aposentômetro", promete tirar algumas dúvidas dos trabalhadores em relação à lei atual da Previdência e sobre as novas regras propostas pela reforma (PEC 287). A calculadora foi lançada em 21 de fevereiro.
Pelo aplicativo para celular, o trabalhador de todas as idades, pode calcular, por exemplo, quanto tempo falta para se aposentar pelas regras atuais e quanto tempo vai faltar se a reforma da Previdência for aprovada sem alterações pelo Congresso. Ao digitar informações pessoais como sexo, data de nascimento e tempo de contribuição para o INSS, o trabalhador fica sabendo quantos anos a mais precisará contribuir para a Previdência e até que idade terá que trabalhar para ter o direito de se aposentar, com benefício proporcional, parcial ou integral. Após digitar os dados, o aplicativo mostra a resposta em forma de tabelas.
Por enquanto, a novidade está disponível apenas para celulares Android e é gratuita. Para baixar, basta acessar o Google Play e digitar Dieese. Também é possível usar a calculadora pela internet, acessando o site www.aposentometro.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim