quarta-feira, 22 de março de 2017

Moradores voltam a registrar resíduo sendo despejado no rio Sorocaba

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Vídeos feitos em Votorantim mostram o problema no trecho da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. Concessionária afirma que substância é industrial; Cetesb vai analisar a denúncia.



O resíduo escuro despejado no rio Sorocaba flagrado por um morador em Votorantim (SP) no começo da semana continua sendo lançado na água, no trecho que passa pela avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. Vídeos feitos nesta quarta-feira (22) mostram o líquido escuro saindo de uma tubulação direto para o rio. (Veja acima)

O professor Felipe Medina, um dos moradores que flagrou o problema e enviou um vídeo pelo WhatsApp da TV TEM, afirma que pratica corrida perto do rio quase todos os dias e sempre vê o resíduo na água.

Alexandre Pavan, que também registrou a cena no rio Sorocaba, diz que mostrou as imagens aos funcionários da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). "Disseram que já sabiam e tinham resolvido o problema, que seria normal", afirma.

De acordo com a Águas de Votorantim, responsável pelo abastecimento na cidade, técnicos foram ao local e constataram que o resíduo é de efluente industrial, ou seja, proveniente de alguma empresa localizada na região. Em nota, a concessionária afirma que gerencia apenas esgoto doméstico e comunicou o caso à Cetesb.

Em nota enviada ao G1, a Cetesb afirma que uma equipe da agência de Sorocaba (SP) esteve no local e constatou o lançamento de resíduos industriais no rio. Os técnicos coletaram água do ponto onde há o despejo, além do trecho de entrada e saíde de efluentes de uma fábrica têxtil localizada na mesma avenida. Todas as amostras foram enviadas ao laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim