quarta-feira, 26 de abril de 2017

Dirigentes de Cultura debatem ações em encontro regional

O 1º Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) reuniu dirigentes de departamentos e secretarias municipais de Cultura, em encontro promovido nesta terça-feira (25), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A meta do encontro é desenvolver a cultura na região de Sorocaba, aproveitando potencialidades e características de cada uma das cidades da Região Metropolitana, criando condições de geração e renda a partir da indústria criativa e das atividades artísticas, culturais e de entretenimento. Esse foi um dos eixos discutidos no evento promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. O encontro contou com palestras e workshops de especialistas no assunto. Ao todo, 18 cidades da região – das 27 cidades da RMS - foram representadas no evento. O prefeito de Sorocaba, José Crespo, foi representado no evento pela vice-prefeita, Jaqueline Coutinho.

Na primeira parte do encontro, o representante do Ministério da Cultura, Henry Machado, apresentou o Sistema Nacional de Cultura e a estruturação dos sistemas culturais nos estados e municípios, além de temas como captação de recursos e projetos em nível federal. Ainda no período da manhã, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas de Sorocaba (Serim), Anselmo Neto, explicou o funcionamento da RMS, a importância da integração dos municípios com base nos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Ambos responderam perguntas dos participantes.

Segundo o secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes, as ações públicas de Cultura sempre sobreviveram com muitas dificuldades pelos municípios. "A criação da Região Metropolitana oferece a oportunidade aos municípios de pensarem juntos nas políticas públicas, se unirem e desenvolverem projetos, e fazerem o uso integrado de equipamentos, agentes e promotores culturais", comentou. De acordo com o secretário, a finalidade do encontro foi promover esse fortalecimento com toda a região. "A expectativa a partir desse encontro é unir forças em busca de soluções em todos os níveis, estadual e federal", reforça.

"Abrigamos no Parque exemplos claros de empresas que atuam no segmento da cultura e do entretenimento e que estão obtendo sucesso; existe uma possibilidade de desenvolvimento econômico a partir da valorização da cultura, e queremos dar o devido suporte para que isso ocorra", reforçou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Sorocaba, Roberto Freitas, também presidente do PTS e que cedeu as instalações para o evento.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico já realiza atividades de suporte técnico e preparação para artesãos e outros artistas a partir de cursos da Universidade do Trabalhador (Uniten) e do Espaço Empreendedor. Sobre a utilização do PTS para o evento, o secretário foi enfático ao afirmar: "trata-se de um espaço do povo de Sorocaba, deve ser ocupado e utilizado para outras atividades como o 1º Encontro de Dirigentes de Cultura e a indústria criativa gera emprego e renda sem a necessidade de investimentos pesados; deve ser valorizada".

Para o diretor de Cultura de Itapetininga, Ednei Floriano, os municípios precisam estar cada vez mais próximos na gestão cultural. "Existe um trabalho muito grande e muito positivo das gestões culturais no sentido de fazerem trabalhos colaborativos e das coisas serem feitas em conjunto, buscando maior força e maior representatividade para que o setor cultural possa se desenvolver e ser enxergado como a união dos municípios", comentou.

Edson Cortez, secretário cultural de Votorantim, disse que é preciso entender melhor as dificuldades que os municípios passam, e que esse encontro serve para discutir quais seriam as melhores hipóteses para melhorar e solucionar os devidos problemas apresentados em cada cidade.


Fortalecimento da região

Reforçando sobre o intuito no primeiro encontro de dirigentes de cultura, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Anselmo Neto explica que se todos os secretários trabalharem juntos é possível fortalecer cada município. "A intenção é perceber também a visão que terá essa macrorregião e que as culturas serão compartilhadas entre as cidades, podendo uma auxiliar a outra, evitando gastos em contratações quando for possível disponibilizar algum acesso de teatro, por exemplo, ou outro evento em uma cidade que não tem como fornecer esse espaço dentro de seu próprio município", comentou.

No período da tarde, foi apresentada uma palestra sobre o Programa de Ação Cultural (ProAC), como ferramenta de incentivo à cultura, proferida por Aldo Valentim. Na sequência, a representante do Sesc Sorocaba, Kátia Regina apresentará ações desenvolvidas em âmbito regional.

Após as palestras serão formados grupos de discussão para alinhamento de propostas para o desenvolvimento da cultura na região. Os cinco temas abordados foram: o uso integrado dos equipamentos, agentes e recursos culturais entre os municípios, a integração entre as áreas de Cultura e Turismo, o relacionamento com os órgãos de cultura, as facilidades para a contratação de serviços e o relacionamento com a iniciativa privada.

Ao final, cada grupo apresentou as sugestões discutidas que farão parte de uma 'carta' que será encaminhada ao Conselho de Desenvolvimento da RMS e também para autoridades ligadas ao Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de deputados federais e estaduais.


FOTOS EM: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/galeria/1-encontro-de-dirigentes-de-cultura-da-regiao-metropolitana-de-sorocaba/

(25/04/17)
Jornalistas responsáveis: Simone Sanches e Marcelo Adifa
Secom Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim