quarta-feira, 26 de abril de 2017

Laudo aponta que resíduo escuro lançado no rio Sorocaba está dentro dos padrões de qualidade

Por G1 Sorocaba e Jundiaí
Moradores de Votorantim registraram a substância saindo de um cano. Segundo a Cetesb, amostras coletadas correspondem às conformidades determinadas em lei.

O laudo do resíduo escuro flagrado sendo despejado no rio Sorocaba em Votorantim (SP), em março deste ano, aponta que a substância está dentro dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental. O resultado divulgado nesta terça-feira (25) ao G1 corresponde à análise da água no trecho que passa pela avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), técnicos coletaram amostras dos líquidos bruto e tratado, além de amostras do Rio Sorocaba. Após a análise em laboratório, foi constatado que o líquido industrial lançado no rio estava em conformidade, assim como todas as amostras.

Na época, o professor Felipe Medina, um dos moradores que flagrou o resíduo escuro, enviou um vídeo pelo WhatsApp da TV TEM, onde aparece a água com tom escuro.

Ainda nota, a agência explicou que, sobre a coloração escura, a legislação federal - Resolução CONAMA nº 357/2005 - estabelece padrão de qualidade (cor) para o corpo receptor, o qual também se mostrou em conformidade com o limite estabelecido.
Por fim, afirma que técnicos fiscalizam frequentemente as atividades da empresa de Votorantim que lança o resíduo no rio.



Morador flagra despejo de resíduo no rio Sorocaba em Votorantim (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim