quarta-feira, 26 de abril de 2017

Lixo continua acumulado em ruas de Votorantim após mutirão de limpeza com retroescavadeira

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

 Serviço ficou prejudicado no fim da semana passada devido à paralisação dos coletores. Prefeitura afirma que houve readequação dos horários de trabalho.



 Sacos de lixo estão acumulados em estrada de terra do Bairro dos Morros, em Votorantim (Foto: Marcelo Felipeti/Arquivo pessoal)


 Sacos de lixo chegaram a cair em um lago no Bairro dos Morros (Foto: Marcelo Felipeti/Arquivo pessoal)

O acúmulo de lixo em algumas ruas de Votorantim (SP) continua preocupando moradores, que enviaram fotos à TV TEM mostrando o problema em pontos do Bairro dos Morros e Vila Nova. Devido à paralisação dos coletores no fim da semana passada, sacos de lixo se acumularam nas ruas e a prefeitura utilizou até retroescavadeira para limpar as vias durante um mutirão.
Em alguns locais da cidade, moradores afirmam que a coleta ainda não foi normalizada. A paralisação, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos, foi em protesto ao corte de horas extras e mudança na jornada de trabalho. A entidade alega que as decisões foram tomadas sem conversa com a categoria.
De acordo com o bombeiro Marcelo Felipeti, que reside no Bairro dos Morros, a coleta não é feita desde sexta-feira (21) na região. "Os sacos de lixo estão atraindo muitos animais por ser zona rural, a sujeira está na rua de terra", afirma.
Além disso, Marcelo conta que o bairro é uma área de mananciais e os moradores têm medo de haver contaminação da água, devido a quantia de lixo. “Acionamos a prefeitura, mas não vieram. Agora que começou a chover eles vão dar a desculpa de que aqui o acesso é difícil por ser estrada de terra”, relata.
Durante o mutirão realizado na segunda-feira (24) foram necessários dois caminhões para retirar todo o lixo, além de uma retroescavadeira. A prefeitura foi questionada pela TV TEM, mas ainda não se posicionou sobre o assunto.
Em entrevista no início desta semana, o secretário de Planejamento, Carlos Laino, afirmou que houve readequação nos horários de trabalho dos coletores. "Antes era uma jornada das 7h às 16h, só que por volta das 13h eles já terminavam o trabalho e iam pra casa, mas recebiam até as 16h. Daí a gente entendeu que não havia necessidade, que dá pra equacionar, fazendo que esse funcionário tenha um dia de descanso."
O 1° secretário do Sindicato dos Servidores Públicos de Votorantim, Sandro Uguetto, afirma que os coletores nunca paralisaram as atividades e, sim, que houve mudança no horário. "Eles trabalhavam oito horas diárias, totalizando 40 horas semanais. Isso mudou e, agora, eles trabalham seis horas por dia e também aos sábados, o que não acontecia", explica.
"Por trabalharem por tarefa, podiam encerrar o expediente assim que cumprissem todo o serviço. Se tivessem coletado todo o lixo antes do horário previsto, podiam ir embora, o que não acontece mais", afirma. 

 Prefeitura de Votorantim usa retroescavadeira para retirar lixo acumulado pelas ruas (Foto: Jorge Silva/Gazeta de Votorantim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim