quarta-feira, 26 de abril de 2017

Professores de educação integral participam de formação pedagógica


Os professores de educação integral da rede municipal de ensino participaram, nesta quarta-feira (26), de uma oficina pedagógica que trabalhou a leitura como o principal responsável pelo processo de alfabetização e letramento. A formação foi realizada no Polo UAB pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed).
Nesta proposta, os professores foram convidados a entrar num ambiente de leitura branca e leitura dramatizada, valorizando a dicção, impostação vocal e intenções de personagens a partir do texto "Pluft ,o Fantasminha", da autora Maria Clara Machado.
Na leitura branca, conforme explica diretora pedagógica da Seed, Gisele Gimenes, é englobado o ritmo natural do texto, obedecendo às pausas e pontuações próprias do texto, a clareza da voz, a boa articulação de cada palavra, constituição do foco narrativo e compreensão do texto.
Já na leitura dramatizada, cada "ator/atriz" escolhe uma intenção para que poder interpretar o seu texto de forma alegre, triste, eufórica, entre outros modos, formando, então, leitores espontâneos, capazes de enxergar no ato de ler uma aventura.
"Obtivemos excelentes e surpreendentes resultados na homologia dos processos com a equipe docente, pois posso afirmar que são nas formações que compreendo os processos de aprendizagem do adulto-professor. Isso levará para a escola as representações sobre como se ensina e como se aprende. A proposta agora será replicada nas escolas", elucidou Gisele.

Jornalista: Lucas Spirim
Fotos: Lucas Spirim
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim