quarta-feira, 28 de junho de 2017

A melhor idade em Votorantim


Parceria entre a Sedesp e o Sesi oferece atividades para a terceira idade


 Os benefícios da atividade física são inúmeros, a ginástica por exemplo, proporciona uma série de vantagens para quem a pratica. São uma dessas oportunidades que a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), em parceria com o Sesi oferece na cidade. O projeto Melhor Idade oferecer aos participantes diversas atividades para uma qualidade de vida melhor.
Para o professor de educação física, Alexandre Gonçalves, responsável pelas aulas de ginástica e yoga, as vantagens das atividades vão além da saúde física, mas também, a mental "A atividade física oferece uma série de benefícios para os idosos, a questão do fortalecimento muscular, da massa óssea, melhora no sistema cardiorrespiratório e além disso as atividades também promovem a inclusão social, portanto, ajuda na saúde mental quando essas atividades ocupam positivamente o tempo dos idosos", explica.
Para Etelvina Alexandrino, 63, a prática da ginástica a proporcionou uma melhor qualidade de vida "A ginástica trouxe uma vida melhor para nós, percebi uma melhora em relação a dores do corpo, ajudou a ocupar a mente, então, ela é boa para tudo" conta.
No caso de Maria Aparecida, 67, sua participação no grupo começou com a prática da caminhada e há 3 anos, com a ginástica, a aposentada percebeu uma melhora em sua saúde no caso das diabetes. "Comecei há 6 anos com a caminhada, mas, há 3 participo do grupo de ginástica, como tenho diabetes, não gosto de ficar parada, portanto, as atividades ajudaram em questões do meu peso e da glicemia, além de ter ajudado na minha saúde mental, pois, com o grupo, fiz muitas amizades e me mantenho ocupada" afirma.
O projeto Melhor Idade também conta com um grupo de dança. Uma das alunas é a voluntária responsável pela coreografia do grupo, Sueli Vasconcelos. "Graças à ginástica e a dança, minha saúde melhorou, sofria de osteoporose e as atividades me ajudaram bastante, foi uma maravilha", disse. Sueli também relata que prepara a coreografia para 30 alunas, que sempre são apresentadas nos jogos dos idosos, na região e em datas comemorativas "Eu tenho 30 meninas que dançam comigo, sempre nos apresentamos em datas comemorativas, na região e nos jogos regionais para os idosos", explica.
A aposentada relembra seu passado e como o amor pela dança surgiu, nascida em uma família de sambistas, sua mãe era responsável pela organização das alas de escolas de samba "Meu pai era da bateria e minha mãe dançava, ela era baiana e sempre foi responsável pela organização das alas das Baianas, comecei a dançar desde cedo, já fui passista, então, o que eu faço hoje me faz muito feliz, fazem 20 anos que estou aqui e hoje tenho esse grupo como prioridade no meu dia-a-dia, largo tudo para estar com eles", relata Sueli.
O projeto Melhor Idade acontece no Sesi Votorantim, avenida Cláudio Pinto Nascimento, 140, Jardim Paraíso, todas as quintas-feiras das 14h às 17h. Para participar é só comparecer e assinar a ficha de inscrição na entrada do Salão Social.

FOTOS: Letícia Barbosa/Sedesp
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim