terça-feira, 27 de junho de 2017

Educação faz formação com professores sobre métodos que promovem alfabetização

Febre entre os jovens, hand spinner é utilizado em uma das ações de incentivo à escrita


A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed), realizou neste mês de junho uma formação para os professores de recuperação paralela sobre os métodos que promovem a alfabetização e as funções essenciais da escola. A atividade é desenvolvida em uma roda de debates e sugestões de teorias além de ações vivenciadas.
Desse modo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Lauro Alves Lima", no Jardim Serrano, a professora Rosa Maria Ferrari Pinto observou que seus alunos gostavam de um brinquedo que já se tornou "febre" entre os jovens, chamado de hand spinner. Rosa aproveitou esse passatempo para elaborar jogos que promovem a alfabetização em suas aulas de recuperação. "Pode ser adaptado para várias brincadeiras, não somente para língua portuguesa, mas também para a matemática", conta a professora.
Na atividade, o aluno gira o hand spinner sobre uma roda com várias imagens. O brinquedo, que está com uma seta, irá apontar para um objeto e, quando parar, sugere que o estudante o identifique e ainda escreva o que é.
 Conforme ressalta o secretário de Educação, Tiago Antônio de Araújo, o uso de jogos na alfabetização está entre as ferramentas essenciais para compreender e dominar a escrita alfabética e substituir o aprendizado mecânico. "Ainda mais este que está sendo muito usado no dia a dia pelas crianças." Para a professora orientadora da Oficina Pedagógica da Seed, Adriana de Araújo Bezerra, "a utilização do jogo potencializa a exploração e construção do conhecimento, por contar com a motivação interna e típica do lúdico", completa.
 De acordo com a diretora do Departamento de Pedagogia, Gisele Gimenes, são muitos os elementos que fazem com que uma sala de aula possa ser criativa, "mas a base de tudo isto é o professor", conclui.

Jornalista: Lucas Spirim
Foto: Divulgação/Seed
Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim