segunda-feira, 26 de junho de 2017

Secretaria de Educação realiza formação em xadrez aos professores da rede municipal


Proposta é de utilizar este esporte como uma ferramenta pedagógica aos alun
os


A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação, promoveu neste mês de junho uma formação continuada de xadrez aos professores da rede municipal de Educação Física e também aos do Programa de Educação Integral. A proposta é de usar esta modalidade como uma como ferramenta pedagógica aos alunos do ensino fundamental.
De acordo com o secretário de Educação, Tiago Antônio de Araújo, o objetivo dessas oficinas é de orientar e subsidiar o trabalho dos professores, promovendo vivências e práticas pedagógicas que contribuam em suas ações dentro das escolas, bem como favorecer a troca de experiências entre os docentes. "Além disso, o município disponibiliza as peças e tabuleiros nas escolas", ressalta.
Conforme elucida a diretora do Departamento de Pedagogia da Seed, Gisele Fernandes Gimenes, é de fundamental importância que os professores transmitam aos seus alunos os objetivos de trabalhar com o jogo de xadrez no ambiente escolar, já que "a prática desta atividade desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões".
A proposta pedagógica de inserir o xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.
 As oficinas pedagógicas de Educação Física e do Programa de Educação Integral estão sob responsabilidade da professora orientadora de oficina Renata Cristina Rogich Merighi e também pela diretora do Departamento de Pedagogia, Gisele Gimenes.

Jornalista: Lucas Spirim
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim