segunda-feira, 31 de julho de 2017

Estudantes da rede estadual retornam às aulas nesta terça

Jornal Cruzeiro do Sul
Ana Cláudia Martins

Embora a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo tenha divulgado para a imprensa que as aulas de rede estadual de ensino retornam nesta segunda-feira (31), as atividades em sala de aula com os alunos começam mesmo nesta terça-feira, 1º de agosto. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria, cada escola tem autonomia para definir as atividades do calendário escolar e deste modo, nesta segunda, várias optaram por realizar o Conselho de Classe, somente com os professores.

O Cruzeiro do Sul também consultou o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), que confirmou que os estudantes retornam às aulas na rede estadual somente na terça. Porém, a pasta estadual disse que nas unidades Isabel Lopes Monteiro, na Vila Helena, e na Amélia César Machado de Araújo, no Jardim Gutierres, os alunos retornaram às aulas nesta segunda.

Em Sorocaba, cerca de 59,2 mil alunos retornam às aulas para o início do segundo semestre do ano letivo a partir desta terça, em 89 escolas da rede estadual de ensino. De acordo com a Secretaria da Educação, o calendário é o mesmo nas unidades de ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Para ajudar o retorno à rotina de estudos e atividades de alunos e família, a equipe da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria da Educação preparou uma série de dicas e orientações.

Já na região de Sorocaba, o total de estudantes que retornam às aulas é de 242 mil. Segundo a Secretaria, a região compreende alunos das diretorias regionais de ensino Sorocaba, de Apiaí, de Avaré, de Botucatu, de Itapetininga, de Itapeva, de Itararé, de Itu, de Piraju, de São Roque, e de Votorantim.

Rede municipal

Já na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Sorocaba informa que começou oficialmente nesta segunda o segundo semestre do ano letivo. Após o recesso de julho, os 29.100 alunos do Ensino Fundamental já retornaram às aulas, e os 13.465 do pré 1 e do pré 2 voltam nesta terça (1º).

Nas creches da cidade, as aulas seguiram normalmente, sem recesso de julho. No entanto, essas unidades funcionaram com número reduzido de alunos, porque muitas famílias aproveitaram o mês para viajar ou ficar com as crianças em casa.

Formada por cerca de 55 mil alunos em 150 unidades, desde o berçário até o 9º ano do ensino fundamental, a rede municipal de ensino se preparou para receber os alunos e retomar suas atividades até dezembro, cumprindo os 200 dias do ano letivo de 2017.

Esquema especial de trânsito

Para o início do segundo semestre do ano letivo, a Urbes inicia nesta segunda (31) um esquema especial de trânsito nas proximidades das escolas, principalmente, aquelas que possuem histórico de tráfego intenso e que pode causar reflexos em importantes vias da cidade.

De acordo com estudos da Urbes, durante o período de aulas há um aumento de até 20% no número de veículos nas ruas. A frota atual é de quase 467 mil, segundo o Detran. O período de maior fluxo na cidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, das 11h às 14h e das 17h e 19h.

Os agentes de trânsito vão priorizar, nas primeiras semanas de retorno às aulas, algumas instituições de ensino realizando operações contínuas em pontos estratégicos do sistema viário que geram grande número de veículos nos horários de entrada e saída das aulas. As demais escolas serão monitoradas de acordo com a necessidade.

Além de priorizar o transporte escolar, também receberão atenção especial os principais corredores viários em que há um aumento significativo da demanda veicular, como as avenidas Ipanema, Itavuvu, General Carneiro, General Osório e Antonio Carlos Comitre, estendendo-se em alguns casos pontuais o monitoramento em praças como a Nove de Julho e a da Bandeira. De acordo com a Urbes, também será feito o monitoramento das ciclovias da cidade, que pode ter mais utilização neste período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim