sábado, 29 de julho de 2017

Estudantes das redes municipal e estadual voltam às aulas na 2ª

Jornal Cruzeiro do Sul
Larissa Pessoa

Rede municipal terá o retorno de 30 mil alunos do ensino fundamental de 50 escolas - LUIZ SETTI / ARQUIVO JCS

Cerca de 30 mil alunos do ensino fundamental das 50 escolas da rede municipal retornam às aulas nesta segunda-feira (31). Na rede estadual, cerca de 242 mil alunos da região de Sorocaba começam o segundo semestre do ano letivo também na segunda-feira. Já os mais de 13 mil alunos da educação infantil, segundo a Secretaria de Educação (Sedu) da Prefeitura, voltarão às aulas na terça-feira.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, os 79 Centros de Educação Infantil (CEIs) atendem a cerca de mil crianças no berçário, cerca de 2.500 em creche I, quase 4 mil em creche II e mais de 4.500 em creche III. Isso somado às mais de mil crianças atendidas nas creches conveniadas totaliza cerca de 13 mil alunos beneficiados. Nas férias de julho, segundo a pasta municipal, todas as creches funcionaram normalmente. No entanto, essas unidades receberam um número reduzido de alunos, porque muitas famílias aproveitaram o mês para viajar ou ficar com as crianças em casa.

Na rede estadual, segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o calendário é o mesmo nas unidades de ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para ajudar o retorno à rotina de estudos e atividades de alunos e família, a equipe da Coordenadoria de Gestão da pasta recomenda atenção ao relógio. Para que ninguém cochile nos primeiros dias, a sugestão é "treinar" já no fim de semana para que o corpo se acostume com a mudança. "Programe o despertador e tente acordar mais cedo no domingo. Organizar os materiais, roupas, cadernos e estojo com antecedência também evita correria na segunda", orienta.

De acordo com a pasta estadual, quem estiver fora de rede ou veio de outro Estado durante as férias ainda pode se matricular em qualquer unidade de ensino mais próxima da nova residência. A regra vale também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Votorantim

Cerca de 12 mil alunos da rede municipal de ensino de Votorantim voltaram às aulas na última quarta-feira em 52 escolas mantidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. No município, as creches também permaneceram funcionando no período de férias, em sistema de revezamento de funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim