quarta-feira, 19 de julho de 2017

Ita pede maior atenção no combate ao uso de cerol




Na sessão da Câmara Municipal de Votorantim desta terça-feira, dia 18, o vereador Adeilton Tiago dos Santos, Ita (PPS) levantou uma questão importante, de interesse público e que está diretamente associada a um problema recorrente.
De férias escolares, as crianças intensificam a brincadeira de soltar pipas, porém, muitas, infelizmente, ainda fazem o uso de cerol – popularmente conhecida como “cortantes” – nas linhas da pipa, tornando esse tipo de brincadeira folclórica e tradicional, que era para ser uma forma de diversão e descontração “inocente”, algo que pode causar sequelas graves ou até mesmo causar a morte de pessoas atingidas pelas linhas cortantes.
São vários casos de motociclistas, ciclistas, e pedestres que atingidos pela linhas cortante, sofreram cortes graves no pescoço e rosto. Há casos também de acidentes que levaram à morte. Há, também, relatos de crianças, jovens e adultos que estavam soltando pipas com cerol e sofreram acidentes com gravidade.
Ita lembrou que Votorantim dispõe de uma Lei Municipal (n.º 2263/2012) que proíbe a comercialização, uso de cerol ou de qualquer material cortante em linhas ou fios, usados para empinar pipas. Mas, a lei, sem fiscalização, acaba tendo pouca ou quase nenhuma eficiência.
Diante disso, o parlamentar apresentou requerimento, aprovado por unanimidade pelos vereadores, onde solicita informações do prefeito Fernando de Oliveira Souza (DEM) se a Prefeitura,
poderia realizar, principalmente,  no período de recesso escolar, uma campanha para intensificar o combate ao uso de cerol em linhas de pipa.
Ita acredita que informação, associada à educação, à vigilância dos pais ou adultos responsáveis e ações da Administração Pública fariam a diferença no combate ao uso do cerol e à valorização da vida e aumentando a eficiência da lei 2263/2012.
"A Câmara Municipal de Votorantim está empenhada para que essa iniciativa tenha pleno êxito, em favor das preservação da vida e do lazer saudável", disse o presidente do Legislativo, vereador Bruno Martins."

Micheli Germano
Assessoria Vereador Adeilton Tiago (Ita) - Câmara Municipal de  Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim