sexta-feira, 28 de julho de 2017

Monteiro Lobato busca parceira para manter o Projeto Renovar

Jornal Cruzeiro do Sul
José Antonio Rosa

Entidade precisa de recursos para manter os custos do projeto - PEDRO NEGRÃO/ARQUIVO JCS

Por meio de convênio assinado com a Secretaria da Igualdade e Assistência Social (Sias) da Prefeitura de Sorocaba, o Lar Escola Monteiro Lobato dará continuidade, pelos próximos 12 meses, ao Projeto Renovar desenvolvido pela instituição. O compromisso prevê o repasse de verba para manutenção da equipe multidisciplinar (integrada por orientadores sociais, psicóloga, assistente social e coordenador de projeto), que trabalha no empreendimento, mas, conforme divulgado, o valor não será suficiente para cobrir todos os custos.

A diretoria da entidade mantém conversações com a Prefeitura de Votorantim para que também possa contribuir de alguma forma ao atendimento das crianças, já que parcela dos atendidos são dessa cidade. Além disso, tem buscando o apoio de pessoas físicas e jurídicas porque toda ajuda é bem-vinda para a manutenção do atendimento às crianças, principalmente na conjuntura atual do país, na qual os recursos se tornam ainda mais limitados e as necessidades das famílias aumentam.

Todos que tiverem interesse em contribuir com o Projeto Renovar podem entrar em contato com Ricardo ou Érika pelo telefone (15) 3221-4970 ou e-mail: falecom@monteirolobatosorocaba.org.br. Desde 1991, há 26 anos portanto, o Monteiro Lobato desenvolve o Projeto Renovar, que a partir de 2009 passou a executar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 11 anos. Atualmente, 120 delas são atendidas.

O Renovar tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

O serviço é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Trata-se de uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta as crianças na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Assim, o Projeto Renovar tem caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim