quinta-feira, 27 de julho de 2017

Pai registra crianças de creche se alimentando em pátio em reforma

Por Fernanda Szabadi, G1 Sorocaba e Jundiaí

Fotos mostram materiais de construção e andaimes sem isolamento em escola de Votorantim. Prefeitura nega riscos e diz que os trabalhos não são feitos durante a semana.

Crianças de creche em Votorantim fazem as refeições em local que passa por reforma (Foto: David Robson Caetano/Arquivo pessoal)

reforma no pátio da creche Eugênia Maria da Silveira, no Jardim Tatiana, em Votorantim (SP), está preocupando pais de alunos.
Segundo eles, as crianças se alimentam e até brincam no mesmo local onde estão os andaimes e materiais de construção. A creche atende crianças de 0 a 5 anos.
A Secretaria da Educação informou que a reforma ocorre no pátio da unidade e em outros pontos da área externa. Também estão sendo implantadas rampas de acessibilidade.
Os trabalhos começaram no primeiro semestre e, segundo a prefeitura, serão realizados somente aos finais de semana e feriados com o retorno das atividades nesta quarta-feira (26).
O eletromecânico David Robson Caetano é pai de uma bebê de 8 meses matriculada na creche. Ele conta que ficou surpreso quando foi levar a filha na escola manhã desta quarta-feira e viu a situação.
"Os pedreiros estavam trabalhando e as crianças tomando café lá no meio. Tem blocos, andaime... E não está nada isolado. É um risco porque criança é assim, descuidou já está lá. Não tem garantia de que não vai cair nada e machucar", afirma o pai.

Prefeitura nega

A Secretaria da Educação informou que os funcionários não trabalham enquanto há crianças no pátio. O G1 enviou as fotos para a Prefeitura de Votorantim e apesar delas mostrarem que alguns materiais estão ao alcance das crianças a prefeitura ressaltou que "a empresa responsável pela obra está cumprindo as normas de isolamento do espaço"
Para o eletromecânico, a preocupação é ainda maior porque a bebê já apresentou, antes mesmo da reforma, um quadro alérgico.
"Era pra ser feito [o trabalho] na época de férias. É complicado, a gente fica com medo de alguma coisa acontecer. Vi a situação e achei errada", desabafa David.
Ainda segundo a prefeitura, antes do início das obras, "os pais foram comunicados durante uma reunião realizada na escola, além de um comunicado enviado no caderno de cada criança para ciência dos pais".

Materiais de construção no chão de refeitório apresentam riscos às crianças da creche em Votorantim (Foto: David Robson Caetano/Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Cultura Votorantim