quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Inscrição no Cadastro Único é obrigatória para receber Benefício de Prestação Continuada

Os idosos de Votorantim que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem se inscrever no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) até o dia 31 de dezembro de 2017 para não ter seu direto suspenso. O processo de inscrição ou atualização de dados deve ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou na unidade de Bolsa Família do município, que são geridos pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci).
O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência. Para adquirir o benefício essas pessoas devem apresentar comprovação de renda familiar per capita inferior a 25% do salário mínimo, ou seja, a renda total da família é somada e dividida pela quantidade de membros que a integram. Em Votorantim, 1.485 cidadãos recebem por meio deste programa.
Além disso, a suspensão do BPC também ocorrerá no caso dos beneficiários já cadastrados e que estejam sem atualização cadastral nos últimos 24 meses. Já as pessoas com deficiência e beneficiárias do BPC deverão ser incluídas no Cadastro Único ao longo do ano de 2018.
Desse modo, os atuais e futuros beneficiários do BPC ou seus representantes legais devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou o Bolsa Família para solicitar seu registro no CadÚnico e preencher um formulário que será encaminhado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para que possa ser cadastrado no CadÚnico, devem ser apresentados todos os documentos pessoais do responsável e dos familiares. É solicitado, também, que leve um comprovante de endereço.  Para mais informações, o telefone da unidade do Bolsa Família é 3353-8639 ou 3243-4639.


Jornalista: Lucas Spirim
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim