domingo, 13 de agosto de 2017

Mais de 2 mil presos, de penitenciárias da região, recebem saída temporária

ITV
Por Henrique Gandini (Itu - SP)

Saída dos detentos que foram beneficiados começou na sexta-feira (11).


Na região, o previsto era a saída de 2.468 benefícios.

Quase dois mil e quinhentos presos, em complexos penitenciários da região, foram beneficiados com saída temporária de dia dos pais. Os dados são da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo e foram obtidos via LAI (Lei de Acesso à Informação) pela ITV.

Em todo o Estado de São Paulo, pouco mais de 32 mil detentos foram beneficiados, conforme dados da SAP. Na região, o previsto era a saída de 2.468 benefícios. Em Sorocaba (SP) para 663 detentos, no total dos dois complexos penitenciários. Em Votorantim (SP), 7 detentas foram beneficiadas. Em Mairinque (SP), 104 e Porto Feliz (SP), o maior número: 1688.

A determinação do retorno dos internos ao sistema prisional é até às 18h do dia 14 de agosto. Os presos que não retornarem até o fim do prazo serão considerados foragidos da Justiça e passarão a ser procurados pela Polícia. Caso um preso, beneficiado pela "saidinha", seja flagrado cometendo crimes, perde o direito à liberdade temporária.

Segundo a legislação, a chamada "saidinha" só é concedida a presos que se encontram detidos em regime semiaberto e já tenham cumprido pelo menos um sexto da pena. No caso de presos reincidentes, é necessário ter cumprido pelo menos um quarto da sentença. Além disso, o beneficiado precisa apresentar bom comportamento e receber autorização judicial para sair temporariamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim