quinta-feira, 10 de agosto de 2017

MP instaura inquérito contra Prefeitura de Votorantim para apurar irregularidades no PA Central e da alteração de duas UPAs em UBSs

Em razão da representação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Votorantim, o Ministério Público (MP) determinou a instauração de inquérito civil para apurar eventuais irregularidades no Pronto Atendimento (PA Central) e também da alteração da destinação de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por parte do atual prefeito do município, Fernando de Oliveira Souza (DEM).
O Pronto Atendimento (PA) 24 horas, localizado na rua Antônio Walter – Centro, foi inaugurado há mais de 20 anos para atender determinada demanda populacional de aproximadamente 95 mil votorantinenses. Atualmente, a demanda populacional da cidade cresceu e, segundo dados do Ibge, há 118.858 habitantes e as condições do PA Central na prática são as mesmas de quando foi inaugurado.
De acordo com denúncias trazidas pelo presidente do PSOL de Votorantim, Rodrigo Chizolini, o prédio atual do PA 24 horas possui um posto de enfermagem, que não entra cadeira de rodas; há quatro consultórios; uma sala de acolhimento que fica dentro do corredor fazendo o paciente ser atendido na triagem e voltar à recepção; uma sala de assistência social; uma sala de gesso (que não entram macas e cadeiras de rodas); uma sala de medicação rápida e inalação, que não tem ventilação adequada para pacientes e funcionários.
O quarto de isolamento é inadequado para os padrões de segurança hospitalar. Há um quarto de isolamento, que não possui antessala. No isolamento, existe apenas uma cama, a qual está quebrada e um banheiro sem chuveiro. Quando tem paciente isolado e precisa tomar banho, é necessário locomover o paciente para um dos quartos. Essa situação deixa todo o lugar com vulnerabilidade de contágio de infecções hospitalares, pois o espaço de isolamento não cumpre a função de preservar o paciente que precisa ficar isolado.
A sala de reanimação possui dois leitos para atendimentos de emergências, como parada cardiorrespiratória e emergências pulmonares. Essa sala não possui nenhum tipo de ventilação, sendo improvisado com ventiladores de pacientes e funcionários. O único banheiro adaptado para deficiente fica na recepção.

UPAs

Além disso, o Ministério Público vai averiguar a mudança de objeto de duas UPAs – uma no Parque Jataí, outra no Jardim Paulista -  em UBSs. O atual prefeito de Votorantim, no início do seu governo, anunciou que, devido às condições financeiras da administração pública, não haveria condições de colocar em funcionamento os dois prédios e que devolveria R$ 4 milhões para o governo federal, na intenção de modificar o objeto do projeto original.
Para o presidente do PSOL de Votorantim, Rodrigo Chizolini, com a aprovação da PEC 55, os municípios não receberão do governo federal nos próximos 20 anos investimentos em educação, saúde, entre outras áreas. "Ou seja, se o chefe do Executivo devolver o montante de R$ 4 milhões à União e transformar as duas UPAs em UBSs, Votorantim dificilmente terá uma nova UPA nos próximos 20 anos", explica Chizolini.

Sandy Domingues
Executiva Psol Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim