sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Prefeitura volta a utilizar aterro sanitário a partir de segunda-feira

 

Prefeito Fernando solicitou a liberação da licença da quarta-célula junto ao governador

 
A partir desta segunda-feira (21) a quarta célula do aterro sanitário municipal, situado às margens da Rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), começa a receber todo o lixo coletado diariamente no município de Votorantim. Desta forma, o aterro volta a funcionar tendo em vista que foi abandonado pela gestão anterior, obrigando a Prefeitura a cumprir as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), concluindo o novo espaço além de regularizar as células anteriores.
A medida vai representar aos cofres públicos uma economia mensal de R$ 240 mil, que até então estava sendo pago ao aterro particular na cidade de Iperó. "Tivemos que adotar uma medida emergencial no aterro, caso contrário, haveria interdição, o que poderia acarretar em multa que ultrapassa o valor de R$ 1,5 milhão", destaca o prefeito Fernando de Oliveira Souza.
Na última quarta-feira (16), o prefeito Fernando esteve com o governador Geraldo Alckmin, no município de Tietê, durante a cerimônia de início das obras de duplicação de trecho da SP-300 (rodovia Marechal Rondon) e da SP-127 (rodovia Cornélio Pires). Na oportunidade Fernando solicitou apoio para o licenciamento da quarta célula do aterro sanitário. Sendo assim, de imediato Alckmin manteve contato com o secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles, que prontamente liberou o processo junto à Cetesb.
Desta forma o prefeito estará também, na próxima segunda-feira,  no gabinete do secretário  Salles, em São Paulo, onde será assinada a licença de operação da quarta célula, porém o espaço já está liberado para receber o lixo.
De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino, nesta semana está sendo feita a reorganização logística para que o lixo passe a ser depositado no aterro municipal a partir de segunda, tendo em vista que toda estrutura estava montada para levar o material até a cidade de Iperó diariamente.
Durante o período em que o lixo estava sendo levado para outro município, desde o dia 1º de maio, foi implantada a quarta e célula, além da regularização das células anteriores. A nova célula está numa área de 11.500 m², com aproximadamente cinco anos de vida útil. Depois de concluir escavação da célula e instalação dos drenos de águas limpas, foi realizada grande parte da regularização do solo.
 Em seguida, a instalação da geomembrana, novamente cobertura com terra, implantação de drenagem e a construção de tubos de exaustão de gases. Esses últimos serão levantados conforme o local for recebendo o lixo. A próxima ação será a contratação de empresa para o monitoramento das células do aterro.


Jornalista: André Reis

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim