sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Site conecta voluntários e escolas para a realização de projetos

Jornal Cruzeiro do Sul
Daniela Jacinto

Oficina de Quadrinhos com Pacha Urbano no Colégio Estadual Missionário Mario Way - MARINA MORENA COSTA / DIVULGAÇÃ

De um lado, alunos da rede pública que desejam receber atividade, palestra ou curso em sua escola, sobre algum tema que estão interessados em aprender. De outro, pessoas com conhecimentos e habilidades que gostariam de compartilhar. Foi com a proposta de conectar esses interesses e viabilizar ações em prol da Educação que surgiu o site Quero na escola! Em dois anos de atividades, já foram realizados mais de 100 projetos, que mobilizaram 114 voluntários e atenderam mais de 5 mil alunos. Sorocaba tem um pedido para aulas de teatro e já conseguiu apoio. Votorantim ainda aguarda voluntários para palestras sobre administração de computadores e de games, carreira militar, mercado de trabalho e dificuldades no ensino da matemática. Sabrina Coutinho, agente de conexões do site Quero na escola!, lembra que a página já recebeu pedidos de 166 cidades, pertencentes a 19 Estados.

Um dos slogans de divulgação do site é "Aprenda o que você quiser: a grade curricular da escola não pode atender a todos os seus interesses, mas o mundo pode."

Uma vez por ano, os professores também podem fazer solicitações. As inscrições para docentes estão abertas até o dia 30 de setembro no site www.queronaescola.com.br.

Administrado por uma equipe formada por quatro jornalistas e uma estudante de editoração, o site surgiu a partir de um projeto idealizado pela jornalista Cinthia Rodrigues, especializada em Educação.

Foi por meio de um mapeamento, realizado durante o Social Good Brasil Lab (um laboratório que apoia empreendedores que usam tecnologias para impacto social), que Cinthia detectou a necessidade de aproximar a escola pública e a comunidade, após perceber que os estudantes têm muitos interesses além do currículo escolar; que a escola já tem muitas demandas e não pode aumentar o atendimento; e que existem pessoas interessadas em colaborar com os estudantes, mas não são informadas das oportunidades existentes.

Participações locais

Sorocaba já teve um pedido atendido por meio do site, referente a aulas de teatro na Escola Estadual Professor Aggeo Pereira do Amaral. Quem fez a solicitação foi a estudante Mayara Camargo, 16 anos, aluna do 2º ano do ensino fundamental de membro do grêmio TNT - Traçando Novos Tempos. Não demorou nem uma semana para um voluntário se candidatar. Agora está sendo providenciado um espaço para as aulas ocorrerem. "Adorei a ideia do site", elogia Mayara, feliz por ter conseguido viabilizar seu pedido.

Já Votorantim recebeu inscrição de alunos da Escola Estadual Professora Alice Rolim de Moura Holtz, interessados em aprender administração de computadores e também de games.

Por parte de professores, apenas uma docente fez inscrição até o momento. Estela Schumacher, da Escola Estadual Professor Wilton Prestes Miramontes, de Votorantim, conta que verificou as necessidades de sua turma e também ouviu os alunos -- do ensino médio -- para saber sobre seus interesses. A partir daí, solicitou palestras sobre dificuldades no ensino da matemática; sobre carreira militar; e mercado de trabalho. "É muito boa a ideia do site. Acho que tinha de ter mais divulgação porque muitas escolas desconhecem."

Para Estela, levar alguém de fora para a escola ajuda a deixar a aula mais dinâmica, principalmente no que se refere à matemática. "Ainda é complicado trabalhar com a disciplina, mesmo tendo hoje a tecnologia para auxiliar. Os alunos têm dificuldades e muitos acabam perdendo o interesse, então precisam estar motivados", diz.

Ainda conforme Estela, os estudantes gostam muito de receber palestras, principalmente voltadas ao mercado de trabalho.

Para professores

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para a segunda edição do Quero na Escola Especial Professor, uma parceria com a Fundação SM para que os educadores também possam pedir a participação da sociedade na escola. Profissionais de escolas públicas de todo o Brasil podem requisitar um voluntário para ensinar algo aos próprios professores ou para promover uma atividade aos estudantes.

Na primeira edição, em 2016, professores de 26 cidades em 14 Estados fizeram pedidos, que resultaram em atividades para 700 pessoas dentro de escolas públicas. Basta acessar queronaescola.com.br/professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim