domingo, 13 de agosto de 2017

Sorocaba volta a comemorar aniversário com desfile cívico

Jornal Cruzeiro do Sul

O desfile cívico em comemoração ao aniversário de Sorocaba voltará a ser realizado este ano -- depois de ter sido suspenso pela Prefeitura, por contenção de despesas, em 2016. O evento será na terça-feira, no Centro, e terá como novidade a apresentação das fanfarras das escolas municipais Getúlio Vargas, Matheus Maylasky, Leonor Pinto Thomaz, Flávio de Souza Nogueira e Achilles de Almeida, que retomaram suas atividades.

A programação do dia 15 de agosto começará às 8h, no largo São Bento, com um ato cívico no qual a professora e historiadora Sonia Paes falará sobre a história de Sorocaba e de Baltasar Fernandes. Na sequência começará o desfile, que além das cinco escolas municipais, terá também a participação de alunos da escola estadual Professora Isabel Lopes Monteiro, do Colégio Montesso e do Senai Sorocaba. Desfilarão, ainda, representantes dos grupos escoteiros Santana, Monte Serrat, Terra Rasgada, da Guarda Mirim Sorocaba, do Tiro de Guerra, além do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e a Banda da Polícia Militar.

Questionada sobre quanto custará, aos cofres públicos, a realização do desfile, a Prefeitura de Sorocaba não informou valores. Por meio de nota da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) informou que foram feitas parcerias para transporte dos alunos e água, "restando apenas pequenas despesas de ordem estrutural, como a locação dos gradis de segurança".

Locomotiva

Outra atividade que deve atrair muitos sorocabanos para o Centro, no dia do aniversário da cidade, será a exibição da Locomotiva 58. A partir da Estação Paula Souza -- que fica na rua de mesmo nome, próximo ao pontilhão da praça Lions -- a locomotiva trafegará por um percurso de um quilômetro pela antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV) até a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência, sem passageiros. A atividade está marcada para o meio-dia.

Trânsito interrompido

Para que o desfile possa acontecer pelas principais ruas do centro da cidade, a Urbes - Trânsito e Transportes fará a interdição de várias vias naquela região. A interrupção de tráfego valerá a partir das 7h da terça-feira, dia 15, na rua Cesário Mota (esquina com a rua Artur Gomes), rua Professor Toledo (esquina da rua da Penha até a rua Cesário Mota), rua Coronel José Loureiro (esquina da rua Cesário Mota até a rua Sarutaiá), praça Frei Baraúna (esquina da rua Arthur Martins até a esquina da rua Cesário Mota), largo de São Bento (esquina da rua Arthur Martins até a esquina da rua São Bento), rua Padre Luiz (desde a rua da Penha até a esquina da rua São Bento), rua Nogueira Martins (esquina da rua Ubaldino do Amaral até a rua São Bento), rua Leite Penteado (esquina da rua Ubaldino do Amaral até a rua São Bento) e rua Brigadeiro Tobias (esquina da rua Ubaldino do Amaral até a rua 15 de Novembro). O tráfego de veículos nessas vias será liberado ao fim do desfile. (Da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim