quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Subsecretário de Energias Renováveis discute resíduos sólidos urbanos na reunião da Região Metropolitana de Sorocaba

Secretaria de Energia e Mineração - www.energia.sp.gov.br



Abreu Junior apresentou também as ações do Governo Estadual para o desenvolvimento das fontes renováveis de energia na matriz energética paulista

O subsecretário de Energias Renováveis da Secretaria de Energia e Mineração, Antonio Celso de Abreu Junior, participou nesta segunda-feira, 31 de julho, da 10° reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba. O evento ocorreu no teatro Procópio Ferreira do Conservatório Musical Carlos de Campos no município de Tatuí, onde o subsecretário detalhou aos prefeitos da região o modelo de “Aproveitamento Energético de Resíduos Sólidos”.

Durante sua palestra, Antonio Celso apresentou ainda as ações do Governo de São Paulo para o aumento da participação das fontes renováveis de energia na matriz energética paulista e as novas oportunidades para as cidades da região.

“Sozinho um município pequeno não gera demanda para a instalação de uma usina de reaproveitamento de resíduos sólidos, mas por meio de consórcios isso é possível. Além de dar destinação correta para o lixo isso pode ser rentável. O mesmo formato é válido também para instalação de usinas fotovoltaicas onde as prefeituras podem reduzir suas contas de energia”, explicou o subsecretário.

Além do subsecretário, a reunião contou com a apresentação do assessor técnico da Emplasa – Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano, Humberto Parro, representando o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

Participaram também do encontro os prefeitos de Sorocaba, Itu, Tatuí, Piedade, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Jumirim, Sarapuí, Tietê, Pilar do Sul, Salto de Pirapora e São Miguel Arcanjo, além de representantes das cidades de Itapeva, Votorantim, Mairinque, Salto, São Roque e de representantes do Governo do Estado de São Paulo das Secretarias de Desenvolvimento Social, Fazenda, Habitação, Casa Civil, Saúde e Transportes.

A sociedade civil pode enviar sugestões ao Conselho a partir do site do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sorocaba (https://www.pdui.sp.gov.br/sorocaba/).

A próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba será no dia 18 de setembro em Itapetininga, tendo como tema principal as questões da saúde nos municípios da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim