terça-feira, 17 de outubro de 2017

Esgoto na rua preocupa no Novo Mundo

Jornal Cruzeiro do Sul



Moradores da rua Padre Luiz Scrossoppi, no Jardim Novo Mundo, em Votorantim, convivem há pelo menos dez dias com o drama de ficarem expostos ao mau cheiro e ao risco de contágio de doenças em razão do vazamento de esgoto provocado por problemas na rede pública instalada naquela região.
Indignados, reclamam providências. "Estamos cansados de pedir solução e ninguém faz nada. À noite, o cheiro é insuportável", disse Aliana Fonseca. Segundo ela, a água suja verte de dentro de uma fábrica desativada.
Elisabete Baptista Amorim Almeida contou que o filho de onze anos passou mal e precisou ser levado ao hospital para ser medicado. "Nós temos receio de que, além da sujeira, essa porcaria aí tenha produto químico porque a tonalidade varia. Nós aqui podemos estar consumindo água contaminada", afirmou Claudio Amiche.
Maria José Xavier Tavares também não se conforma. "Olha, dá até vergonha de falar, mas é um tal de ver fezes correndo soltas a céu aberto que não há o que chegue. Alguém tem de achar uma solução", acrescentou. Os moradores devem denunciar o fato ao Ministério Público para que este encaminhe providências legais.
João Batista Almeida relatou que a comunidade é "vítima de um jogo de empurra". "Ninguém quer assumir a paternidade da encrenca e nós ficamos no meio desse fogo cruzado e da fedentina que provoca doenças. É muita falta de respeito e de consideração", disse.
O Cruzeiro do Sul esteve no local e entrou na área da empresa que mantém uma estação elevatória de esgoto. O engenheiro Milton Festa Junior, explicou que o problema tem como causa falhas na rede externa. Segundo ele, o encanamento que fica no subsolo apresentaria defeitos que fazem com que o esgoto retorne à estação da fábrica. "Nós aqui somos tão ou mais afetados do que os moradores. Não é nossa responsabilidade intervir na rede pública de esgoto. Conversei com funcionários da Águas de Votorantim que estiveram aqui e eles sugeriram que eu fechasse o dispositivo. Disse que se eles assinarem um termo de responsabilidade, até podemos fazer isso, já que a sujeira volta imediatamente para dentro das casas tão logo a gente feche aqui", afirmou.

Checagens

A concessionária Águas de Votorantim informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que enviou uma equipe técnica ao local e que realiza sondagens, com o objetivo de identificar a procedência do vazamento que, segundo divulgado na nota, teria se originado no interior de área particular.
Como o bairro fica na divisa com Sorocaba, o Saae também foi acionado e informou, por sua assessoria, que o problema consiste numa "rede de recalque de esgoto pertencente à empresa citada e, portanto, não caberia intervenção por parte da autarquia. De qualquer forma, uma equipe de manutenção foi deslocada para avaliar a situação e definir as responsabilidades", informa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim