sábado, 16 de dezembro de 2017

Cadastramento biométrico tem plantão hoje

Jornal Cruzeiro do Sul

Quem não fizer biometria ficará impedido de votar nas próximas eleições - ARQUIVO JCS/ ERICK PINHEIRO

Sorocaba terá hoje mais um plantão da Justiça Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico e regularizar a situação dos seus eleitores. Dos 474.514 votantes da cidade, somente 242.736 (o equivalente a 51,15%) se cadastraram até agora. A exemplo do ocorrido na semana passada, hoje os cartórios eleitorais, além do Poupatempo e do posto avançado do shopping Iguatemi Esplanada cadastram os eleitores. O prazo final para o cadastramento é 23 de março de 2018 e, quem não cumpri-lo perderá o título de eleitor.

Atualmente, a biometria é obrigatória em 84 cidades paulistas. Além de Sorocaba, na região, os eleitores de Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim precisam atualizar o cadastro dentro do prazo para não serem submetidos à perda do documento. Na média, juntos, os três municípios cadastraram pouco mais da metade de seus munícipes no novo método de identificação, portanto, também abaixo do esperado. A meta do TRE é atingir 80% do eleitorado.

Os eleitores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora são atendidos nos cartórios de Sorocaba (Praça da Maçonaria s/n - Mangal) de acordo com suas respectivas zonas eleitorais (ZEs) ou no posto de biometria no shopping Iguatemi, das 9h às 18h neste sábado. No Poupatempo (rua Leopoldo Machado, 525 - Centro), o atendimento vai das 9h às 13h. Os eleitores da 357ª zona eleitoral devem consultar o seu novo local de registro, pois a ZE em questão foi extinta por conta de uma reorganização. O local de votação do eleitor, entretanto, continua o mesmo. Os eleitores de Votorantim podem fazer o cadastramento no shopping ou no cartório da cidade (rua João Walter, 262 - Centro) de segunda a sexta-feira das 12h às 18h.

Atualizar dados

Nas eleições de 2018, o eleitorado dessas quatro cidades será identificado pela digital ao votar. O objetivo da Justiça Eleitoral com a coleta de dados biométricos é aumentar a segurança do processo de identificação e atualizar os dados cadastrais do eleitor. Além da impossibilidade de votar, a perda do título acarreta o impedimento à obtenção de passaporte e carteira de identidade, o recebimento de salário de função ou emprego público, e a tomada de alguns tipos de empréstimos. (Da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim