domingo, 17 de dezembro de 2017

Mutirão da Biometria tem movimento tranquilo neste sábado

Jornal Cruzeiro do Sul

Movimento estava abaixo do esperado até o final da amanhã deste sábado no posto de atendimento no Iguatemi Esplanada - EMÍDIO MARQUES

Apesar da grande procura ao posto armado no Shopping Iguatemi Esplanada para o cadastramento biométrico, o último mutirão de sábado do ano foi considerado tranquilo pelo chefe do Cartório Eleitoral da 343 Zona Eleitoral, João Lima. Embora o prazo para o cadastramento termine em 23 de março do próximo ano, sendo obrigatório para os eleitores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, e Votorantim, a procura, de um modo geral, está abaixo do esperado. Para efetuar o cadastro basta apresentar o RG e um comprovante de residência de até três meses antes.

De acordo com João Lima, a expectativa para este sábado (16) era de que duas mil pessoas passassem pelo mutirão no shopping, que funcionou até às 18h, com uma estrutura de 55 guichês para atendimentos dos eleitores preferenciais, os agendados e os que não fizeram agendamento. Ele se mostrava otimista, tendo em vista que até ao meio-dia pelo menos 500 pessoas já haviam passado pelo local. O agendamento pode ser feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE): www.tre-sp.jus.br .
No shopping, o serviço permanece durante a semana, das 9h ás 18h, e também no próprio Cartório Eleitoral com atendimento de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h (praça da Maçonaria, Jd. Paulistano), e no Poupatempo das 9h às 17h nos dias de semana, e no sábado, das 9h às 13h (rua Leopoldo machado, 525, centro).

O Cartório da 294ª Zona Eleitoral atende os eleitores de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, de segunda a sexta, das 11 às 18h (rua Máximo Baldo, 54, Vila Lucy). E em Votorantim, o Cartório Eleitoral fica na rua João Walter, 262, no centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

João Lima alerta que quem não realizar o cadastramento biométrico não poderá votar, além de sofrer restrições na vida civil, como não poder contrair empréstimos bancários, tirar passaporte e nem participar de concurso público. Isso é válido também para os funcionários públicos.

O cadastramento é obrigatório também para os idosos acima de 70 anos que desejarem votar. Mas como nesse caso o voto é é facultativo, o cancelamento do título é a única consequência.

Abaixo do esperado

Apesar ainda da baixa adesão por parte dos eleitores, o casal Deolindo Francisco Emídio e Neuza Emídio, aprovou o atendimento no mutirão do shopping, considerando que mesmo sem agendamento prévio, "o tempo total de permanência aqui foi de 10 minutos", destacou o mecânico de manutenção.

De acordo com dados divulgados até quinta-feira pelo TRE, dos 474.514 eleitores de Sorocaba, somente 242.736 (51,15%) haviam se cadastrado. Em Votorantim, do universo de 89.016 eleitores, 43.008 (48,31%) participaram da biometria. A meta da Justiça Eleitoral é atingir 80% do eleitorado.

Já entre os 24.022 eleitores de Araçoiaba da Serra, 12.637 (53,69%) cadastraram as digitais e dos 30.372 de Salto de Pirapora, 16.567 (53,69%) fizeram a biometria. Os dois municípios pertencem ao cartório da 294ª Zona Eleitoral de Sorocaba e o prazo termina também em 23 de março de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim