sábado, 20 de janeiro de 2018

Votorantim fará protesto para receber mutirão

Jornal Ctuzeiro do Sul

Com poucas vacinas, UBSs têm filas cada vez maiores - DIVULGAÇÃO

A população de Votorantim se organiza para protestar na próxima segunda-feira (22) pela não inclusão na lista dos municípios que receberão, a partir de 25 de janeiro, o Mutirão da Vacina contra a Febre Amarela. A cobrança é para que a cidade -- cuja população enfrenta dificuldade de acesso às doses -- possa receber uma ação em massa de imunização. O motivo da revolta é o fato de Votorantim ter confirmada a morte de um macaco (além de outras cinco em investigação) pela forma silvestre da doença e ficar de fora da campanha, enquanto que outras regiões do Estado que sequer têm a circulação do vírus serem contempladas.

A própria Prefeitura de Votorantim confirma que não fez esse pedido ao governo estadual, "pois o mutirão é para doses fracionadas". Segundo a administração municipal, as cobranças têm sido direcionadas para o envio de mais doses plenas -- porém não informa quantas tem recebido diariamente. Enquanto isso, moradores de Votorantim e também de Sorocaba temem contrair a febre amarela e enfrentam longas filas nas unidades de saúde que, inclusive, começaram a registrar confusões no período da madrugada.

Cobranças

Revoltados com as filas e a distribuição de senhas nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Votorantim, um grupo de moradores pretende se reunir na frente da Prefeitura na segunda-feira. Uma das organizadoras da manifestação, Kate Evelin Souza, 33 anos, que está convocando os moradores pelas redes sociais e por aplicativo de celular, afirma que o objetivo é pedir explicações ao prefeito Fernando de Oliveira (DEM) sobre a não inclusão da cidade na campanha que será promovida pelo governo estadual em mais de 50 cidades paulistas.

Segundo Kate, os moradores querem que o prefeito questione e pressione o governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Já tivemos a morte de seis macacos no Parque do Matão e a cidade vai continuar oferecendo apenas 250 doses por dia nas duas UBSs?", questiona. Além dos moradores, outras instâncias também começam a se mobilizar em defesa da inclusão de Votorantim e também de Sorocaba no mutirão. Por meio de uma nota, o Psol informou que o deputado estadual Raul Marcelo já fez essa solicitação do governo paulista.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Votorantim disse, por meio de nota, que desde a morte dos macacos no Parque do Matão, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, tem intensificado os contatos com a Secretaria da Saúde do Estado. "Da mesma forma, o prefeito Fernando de Oliveira também recorreu aos parlamentares estaduais para poder oferecer um número maior de vacinas a população", mas o pedido ainda não foi atendido.

Critério duvidoso

De acordo com dados do último Boletim Epidemiológico da Febre Amarela, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, contando com o macaco vítima da febre amarela no Parque do Matão, já foram 33 animais encontrados mortos pela doença no Grupo de Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (GVE-XXXI) -- que abrange dezenas de municípios da região -- de julho de 2016 a janeiro de 2018. Os demais casos foram confirmados em São Roque (20), Mairinque (6), Piedade (3) e Ibiúna (3).

Em contrapartida, no GVE de São José dos Campos, por exemplo, dois macacos foram vítimas de febre amarela no mesmo período, na cidade de Igaratá. A população de São José, entretanto, receberá as vacinas do mutirão, que pretende imunizar oito milhões de pessoas em municípios fora da capital, em áreas que o Estado chama de "zonas de risco".

Cidades do litoral paulista, como Ubatuba, Caraguatatuba, Praia Grande, Itanhaém e Santos também receberão as ações do mutirão, principalmente em razão da proximidade com grandes áreas de mata atlântica. Nessas, entretanto, não houve registro de morte de nenhum macaco entre julho de 2016 e janeiro deste ano, nem de febre amarela em humanos. Na próxima segunda-feira, representantes da GVE de Sorocaba se comprometeram a esclarecer, em entrevista ao Cruzeiro do Sul, as motivações técnicas pelas quais a cidade está fora da ação estadual.

A resposta de sempre

De acordo com a secretaria estadual, a região de Sorocaba possui 13 municípios com área de recomendação de vacina -- onde as doses já eram indicadas, mesmo antes do surgimento de casos concretos --, "além dos municípios de São Roque, Ibiúna, Mairinque e Piedade que entraram como áreas de intensificação de vacina em 2017. Todas essas cidades já são contempladas com a campanha de vacinação e continuam recebendo a imunização com a vacina plena." Esta, segundo o Estado, oferece proteção para toda a vida com dose única, enquanto a dose fracionada protege por oito anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim